Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERSE analisa as novas ofertas de eletricidade lançadas pelos comercializadores em janeiro

O Instalador19/02/2021

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresenta o retrato das novas ofertas do mercado liberalizado de eletricidade, para o segmento dos consumidores domésticos, após as atualizações feitas pelos comercializadores em janeiro de 2021.

Imagen

Este é um período em que, por norma, os comercializadores lançam novas ofertas comerciais de eletricidade, em função das tarifas de Acesso às Redes fixadas pela ERSE a 1 de janeiro de cada ano.

Os preços de venda a clientes finais no mercado liberalizado, são negociados livremente entre comercializadores e clientes e incluem os preços a que os comercializadores compram a energia em mercado para vender aos seus clientes, assim como as tarifas de Acesso às Redes.

A análise agora disponibilizada será retomada no Boletim das Ofertas Comerciais de Eletricidade – 1º trimestre, com publicação periódica no início do segundo trimestre de cada ano.

De realçar que dos 21 comercializadores do mercado livre com ofertas de eletricidade para consumidores domésticos, 11 apresentam reduções de preços na sua oferta mais competitiva. Com base na opção horária simples e incluindo serviços adicionais, avaliam-se as novas ofertas mais competitivas de cada comercializador para os consumidores-tipo 1, 2 e 3 do simulador de preços de energia da ERSE, ou seja, casal sem filhos (potência contratada de 3,45 kVA e consumo anual de 1 900 kWh), casal com dois filhos (potência de 6,9 kVA e consumo anual de 5 000 kWh) e casal com quatro filhos (potência de 13,8 kVA e consumo anual de 10 900 kWh).

Esta análise permite perceber como comparam as novas ofertas comerciais em mercado, em termos percentuais, face à tarifa regulada integralmente fixada pela ERSE, a qual, para 2021, apresentou uma redução de -0,6% pelo efeito conjugado do acréscimo da tarifa de acesso às redes e da redução da tarifa de energia.

Consumidor tipo 1 (casal sem filhos): considerando as ofertas de eletricidade mais competitivas de cada um, 12 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da Iberdrola (Plano Outono-Inverno), com um valor de 31,40 euros/mês, equivalente a um desconto de 13% e uma poupança mensal de 4,7 euros face à tarifa regulada. Logo de seguida posiciona-se a Endesa (Tarifas Simples), com valores mensais de 32,6 euros, e a Galp Power (Casa e Continente Eletricidade Verde FE+DD), com 32,8 euros. Estas duas últimas ofertas apresentam, comparativamente à tarifa regulada, descontos de 9% e poupanças mensais de 3,5 euros e de 3,3 euros, respetivamente.

Consumidor tipo 2 (casal com 2 filhos): considerando as ofertas de eletricidade mais competitivas de cada um, 14 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2021) com um valor de 81,3 euros/mês, equivalente a um desconto de 9% e
uma poupança mensal de 8,4 euros face à tarifa regulada, seguida da EDP Comercial (Eletricidade Desconto de Amigo CC+DD+FE) e da Iberdrola (Plano Outono-Inverno) com valores mensais de 81,6 euros e 83,7 euros, equivalendo a descontos comparativamente à tarifa regulada de 9% e 7% e poupanças mensais de 8,1 euros e 6 euros, respetivamente.

Consumidor tipo 3 (casal com 4 filhos): considerando as ofertas de eletricidade mais competitivas de cada um, 16 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da EDP Comercial (Eletricidade – Desconto Amigo), com um valor de 173,6 euros/mês, equivalente a um desconto
de 10% e uma poupança mensal de 18,8 euros face à tarifa regulada, seguida da Goldenergy (Monoeletrico ACP 2021) e da Iberdrola (Plano Outono-Inverno) com valores mensais de 175,9 euros e 181,2 euros , equivalendo a descontos comparativamente à tarifa regulada de 9% e 6% e poupanças mensais de 16,5 euros e 11,2 euros, respetivamente.

A ERSE aconselha os consumidores:

  • a verificarem nas faturas se o valor que pagam é maior ou menor que o do mercado regulado
  • a consultar e comparar as novas ofertas de mercado e, caso sejam mais favoráveis que os seus contratos históricos, a contratar uma nova oferta/comercializador.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial