Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O solar é uma das áreas foco da Siemens em Portugal

Tecnologia Siemens na central solar do Sado

O Instalador17/02/2021
Localizada em Alcácer do Sal, esta central terá capacidade para abastecer cerca de 6 mil habitações. Soluções fornecidas conferem maior estabilidade, qualidade, controlo e eficiência à produção de energia da central.
Imagen

A Siemens vai colaborar com a Tecneira, que atua no setor das energias renováveis, no projeto da central solar do Sado, localizada no concelho de Alcácer do Sal, próximo do Carvalhal.

Este projeto, que está a ser construído pela CME para a Tecneira, entrará em funcionamento em maio de 2021.

A central terá mais de 28 mil painéis solares fotovoltaicos espalhados por uma área de 40 hectares, com capacidade para produzir 29.484 MWh de energia por ano, o suficiente para abastecer 6.000 habitações, ou seja, em termos de consumo médio, será suficiente para satisfazer os consumos energéticos de quase metade do concelho de Alcácer do Sal.

A Siemens vai fornecer diversas tecnologias à central solar do Sado, incluindo os inversores de corrente centralizados e o sistema global de gestão de energia, também conhecido por Power Plant Controler, que permite conferir uma maior estabilidade e eficiência à infraestrutura. A empresa vai ainda fornecer o posto de seccionamento do parque fotovoltaico e o sistema de proteção, comando e controlo para interligação à rede.

Rui Leal, da Smart Infrastructure da Siemens Portugal, afirmou: “a utilização de energias renováveis em Portugal continua a crescer a um ritmo considerável e as centrais de produção fotovoltaica não são exceção, uma vez que evitam emissões de CO2 para a atmosfera e são cada vez mais competitivas. Contudo, a sua utilização também coloca alguns desafios à rede. As tecnologias que vamos fornecer para a central solar do Sado vão conferir-lhe um melhor rendimento energético e permitir fazer uma integração mais inteligente desta infraestrutura na rede elétrica”.

“Atualmente, estamos a acompanhar mais de 20 projetos deste género, que estão em desenvolvimento do Algarve a Trás-os-Montes, o que demonstra o dinamismo que este sector tem em Portugal. Esta é também uma das áreas foco da empresa no país”, conclui.

Inversores e sistema de controlo para otimização do rendimento fotovoltaico

A Siemens vai fornecer à central três inversores de corrente centralizados, de 4,3 MVA de potência unitária, que, além de permitirem estabilizar a energia produzida e ligar a central à rede elétrica, apresentam um rendimento de transformação muito elevado e um desempenho adaptado a altas temperaturas ambiente sem perderem eficiência.

Recorde-se que esta central solar terá uma quantidade bastante substancial de horas de funcionamento com temperaturas superiores a 35°C ao longo do ano.

Relativamente ao sistema global de gestão, o Power Plant Controler, vai permitir controlar o funcionamento da central, em tempo real, adaptando-o às condições de radiação solar e de temperatura. Este sistema consegue ainda responder de forma rápida às condições técnicas de funcionamento definidas pelo Operador de Rede de Distribuição, maximizando a performance, bem como a fiabilidade e disponibilidade da central elétrica fotovoltaica.

A Siemens vai ainda fornecer o posto de seccionamento, que inclui os equipamentos de média tensão, a solução de controlo e comando, o sistema de contagem e os equipamentos de comunicação.

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.Ordem dos Engenheiros

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/07/2025

  • Newsletter O Instalador

    07/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial