Em 2015, a EU F- Gas regulation definiu como objetivo a redução de 79% na utilização de gases refrigerantes HFC (hidrofluorocarbonetos) até 2030. Em consequência, o consumo dos Gases HFC serão descontinuados ao longo do tempo nos equipamentos de AVAC. A medida impulsionou a transição para os refrigerantes que contribuem menos para o efeito de estufa, ou seja, com um menor valor de GWP.
A Trane está comprometida em ajudar na resolução de alguns desafios urgentes no mundo, incluindo o impacto das emissões de gases de efeito de estufa e a procura insustentável de recursos energéticos.
Tem sido feita uma forte aposta no desenvolvimento de produtos que utilizem refrigerantes mais sustentáveis. Atualmente, a empresa é reconhecida na indústria pela sua experiência em operar com refrigerantes de baixo GWP. Os equipamentos com compressores parafuso e centrífugos já têm como alternativa os gases R134aze, R1233, R513A (gases HFO), com baixo GWP.
Neste momento, a empresa está empenhada na alteração do gás refrigerante presente nos equipamentos com compressores scroll. O gás R410A será substituído por um gás refrigerante hidrofluorolefina (HFO), que será o R454B.
Analisou-se o desempenho das unidades com a alteração do gás e verificou-se uma melhoria na eficiência energética durante os períodos de arrefecimento e aquecimento.
Comparação com R410A - EER/COP: 1 a 3% ↑
Os gases R410a e R32 pertencem à categoria dos gases HFC, pelo que serão substituídos no decorrer do tempo, conforme mencionado anteriormente. Isto porque apresentam um valor significativo de emissões de gases de efeito de estufa (GWP). Através da transição para o gás R454B prevê-se uma redução no valor do GWP de 78% a 31%, comparativamente com os gases R410 e R32, respetivamente.
A vasta gama de equipamentos TRANE com compressores scroll serão fornecidos com o gás refrigerante R454B. Os equipamentos abrangidos por esta alteração serão rooftops e chiller/Bomba de calor de 2 e 4 tubos
A vasta experiência da TRANE na climatização e refrigeração possibilitou o desenvolvimento de produtos com diferentes gases refrigerantes nos circuitos frigoríficos. Isto verificou-se mais uma vez com a transição para o gás R454B, que promoveu o aumento da eficiência energética dos sistemas e a redução da pegada ecológica no meio ambiente.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal