Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERSE recebeu 23.706 reclamações e pedidos de informação em 2020

O Instalador18/01/2021

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos recebeu 23.706 reclamações e pedidos de informação, durante 2020, mais 2 348 do que em 2019, refletindo um crescimento de 11%.

Imagen

Deste montante total, 16 797 (15 955 reclamações e 842 pedidos de informação) foram recebidos através da Plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico, uma ferramenta disponibilizada pelos serviços públicos essenciais aos consumidores.

O setor elétrico foi o mais reclamado, com 15 188 reclamações e 1 051 pedidos de informação, em resultado do vasto universo de clientes abastecidos, que somavam, em outubro de 2020, cerca de 6,3 milhões. No setor do gás natural, onde existiam à mesma data cerca de 1,5 milhões de clientes, registaram-se 1 628 reclamações e 106 pedidos de informação, durante o último ano.

O fornecimento dual (eletricidade e gás natural) esteve na origem de 3 757 reclamações e 141 pedidos de informação.

A área dos combustíveis líquidos e dos gases de petróleo liquefeito (GPL), representaram 2% (1 285) do número total de processos em 2020. A ERSE registou ainda 64 reclamações e pedidos de informações dos utilizadores de veículos elétricos.

Imagen
Os temas mais reclamados foram a faturação (7 443) e o contrato de fornecimento (3 222).
Imagen

Ações da ERSE para prevenção e redução da conflitualidade

A ERSE, no exercício das suas atribuições e competências, promove a resolução extrajudicial de conflitos emergentes do relacionamento comercial e contratual entre operadores dos setores por si regulados e entre estes e os consumidores de energia.

Para o efeito, procura o esclarecimento e o entendimento das partes em litígio, sem poder impor uma solução ao caso concreto. Procede também ao encaminhamento dos consumidores para centros de arbitragem de conflitos de consumo, com os quais celebrou protocolos e apoia financeiramente. Nestes sete centros, espalhados pelo país, os consumidores podem aceder à justiça e obter uma decisão com o valor da de um tribunal judicial de forma rápida, gratuita e próxima de si.

Em 2020, os sete centros de arbitragem registaram no total a entrada de mais de 1400 processos, relativos ao fornecimento de eletricidade e de gás (710 reclamações e 747 pedidos de informação).

Foram resolvidos nestes mesmos centros de arbitragem 549 casos concretos, 360 por mediação/conciliação entre as partes e 189 por julgamento arbitral.

Na área dos consumidores do seu site, a ERSE disponibiliza uma ferramenta para encontrar facilmente o centro de arbitragem de consumo mais próximo.

A ERSE usa o conteúdo das reclamações para a melhoria continuada do processo regulatório, adotando medidas regulamentares ou outras e abrindo processos de contraordenação, sempre que há indícios de infração. Essa informação também sustenta a atuação pedagógica da ERSE, em ações de formação e na elaboração de informação ou ferramentas úteis para os consumidores.

É precisamente nesse âmbito que a ERSE destaca, em 2020, a continuação da divulgação do boletim trimestral do ACE - Apoio ao Consumidor de Energia, assim como várias ações de formação centradas nas tarifas e preços, medidas excecionais no setor energético, Covid-19, medição e faturação de eletricidade e de gás natural e o webinar sobre medição e faturação de eletricidade e de gás natural.

Recordar também a formação, em parceria com a Direção Geral do Consumidor, destinada à Instituições Particulares de Solidariedade Social sobre como poupar e resolver conflitos ou dificuldades. O alvo prioritário foram os consumidores económica e socialmente mais vulneráveis.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial