Carrier: há mais do de uma forma de melhorar a qualidade do ar interior

Carmo Wood desmistifica o mito do fogo como inimigo dos edifícios em madeira

Carmo Wood07/01/2021

Existe uma ideia generalizada de que o fogo é uma preocupação quando se trata da construção de edifícios cuja estrutura base é a madeira, ou seus derivados.

foto
Foto: Carmo Wood.

Esta é, na verdade, uma das maiores dúvidas quando toca a optar pela construção em madeira. Ora, é importante desmistificar este tema uma vez que a madeira é, pelo contrário, o material que melhor se comporta com altas temperaturas.

Mas vamos por partes. É intuitivo que a madeira arde, mas o que as pessoas desconhecem é que para a madeira arder necessita de altas temperaturas, de muito calor para iniciar a sua combustão, e demora muito tempo a arder.

O que também nos esquecemos frequentemente é que os maiores inimigos do fogo, dentro de casa, são os produtos muito mais facilmente inflamáveis e focos de combustão como colchões, todo o recheio das casas, gás doméstico, produtos de limpeza, cortinas, tapetes e até a nossa própria roupa. Estes são os verdadeiros motivos de ignição do fogo.

A madeira, por sua vez, é talvez o material que melhor se comporta com altas temperaturas.

O aço e o betão armado colapsam quando expostos a temperaturas altas. A madeira, pelo contrário, tem tempos de colapso muito maiores e é por isso que as Normas Europeias de Construção defendem a resistência das estruturas em madeira contra quaisquer outras.

E por último, mas talvez mais importante do que tudo, temos a inovação, que é a porta estandarte da Carmo Wood.

Com efeito, atualmente, as construções modernas em madeira têm uma engenharia de projeto e construção que defende estes materiais de ignições, muito mais do que qualquer outro tipo de construção! Falo-vos das proteções retardadoras do fogo, dos tratamentos industriais modernos que evitam ataques de insetos ou podridões fazendo com que a madeira se torne muito menos vulnerável ao fogo.

Madeira, o material de construção do século XXI.

A Carmo Wood é composta por um conjunto de 10 empresas, com sede em Portugal, e todo o processo de transformação, criação de produtos e desenvolvimento técnico é português.

Grupo líder no desenvolvimento de soluções com base na madeira tratada, oferece uma vasta gama de produtos no território nacional e além fronteiras, em sectores tão distintos como a agricultura, mundo equestre, construção, turismo, lazer, segurança e telecomunicações.

Tem como principal matéria-prima a madeira e exporta trabalhos para mais de 30 países dos cinco continentes em áreas diversas como estruturas urbanas, agrícolas e todo o tipo de mobiliário.

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formação

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial