Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Enertic reconhece contributo da Minsait para a criação de uma rede elétrica mais eficiente e sustentável

O Instalador07/01/2021

O projeto do Centro de Transformação Inteligente, desenvolvido com a Iberdrola, para identificar e resolver problemas na rede de baixa tensão em tempo real, e a Onesait Prosumers Flexibility - a solução da Minsait que gere a prestação de serviços de flexibilidade ao sistema elétrico e promove o desenvolvimento das energias renováveis - obtiveram sucesso na 8ª edição dos enerTIC Awards.

Imagen
Os enerTIC Awards, organizados há oito anos pela Plataforma espanhola enerTIC, procuram identificar, reconhecer e divulgar histórias de sucesso e boas práticas inovadoras que sirvam de modelo para o progresso e para aumentar o reconhecimento das oportunidades oferecidas pela digitalização para melhorar a eficiência energética e a sustentabilidade.

Estes dois prémios reconhecem o contributo da Minsait para o desenvolvimento de soluções digitais para facilitar uma gestão mais eficiente e flexível das redes de distribuição e promover a penetração de fontes de energia renováveis sem pôr em risco a fiabilidade e a qualidade do sistema elétrico.

O Centro de Transformação Inteligente (CTI) permite identificar - e resolver em segundos - situações de risco no fornecimento de eletricidade, graças à combinação de tecnologias de nuvem com capacidades de monitorização e operação em tempo real. É o elemento central para um funcionamento mais dinâmico, seguro e eficiente da rede de baixa tensão que vai dar resposta à penetração da geração renovável, infraestruturas de recarga de veículos elétricos e novos modelos de gestão de energia.
Entre outros benefícios, estima-se que este tipo de solução pode facilitar reduções de até 80% no prazo de implementação de novos serviços (time to market) para adaptação às necessidades de consumo e produção de energia dos clientes. Outras previsões apontam para 30% de poupança nos custos de gestão e manutenção do centro de transformação, aumentos de 10% na utilização da produção renovável distribuída e melhorias de 20% nos índices de qualidade do fornecimento de baixa tensão.
Além disso, este novo CTI simplifica a arquitetura dos atuais centros de transformação, integrando na sua estrutura outros dispositivos digitais, como o concentrador de medição ou a Unidade Terminal Remota (UTR).

Flexibilidade ao serviço do ambiente

A Onesait Prosumers Flexibility é a solução de gestão da Minsait para recursos energéticos distribuídos (DERs na sigla em inglês) que coordena os serviços de flexibilidade para a geração, procura e armazenamento de energia de uma forma abrangente e racionalizada, facilitando a modificação dos padrões de carregamento seletivo através da utilização de algoritmos inteligentes.
Trata-se de uma solução fundamental para melhorar a estabilidade do sistema elétrico, uma vez que se baseia em alternativas inovadoras que são menos dispendiosas do que as tradicionais (produção com centrais ineficientes ou investimentos para aumentar a capacidade da rede de distribuição). Promove assim a integração de uma maior capacidade de energia renovável, menos emissões e preços de energia mais baixos.

De acordo com o relatório Flexibility Solutions for High-Renewable Energy Systems (Acciona e BNEF, 2019), um cenário de “baixa flexibilidade” implica um sistema com mais 11% de emissões, razão pela qual a Onesait Prosumers Flexibility é uma solução chave para converter a flexibilidade técnica em flexibilidade operacional e contribuir para uma melhoria da sustentabilidade ambiental.

O Comité Técnico da Plataforma enerTIC avaliou os 111 projetos apresentados e selecionou os vencedores em cada uma das categorias, tendo em conta os seguintes critérios: grau de inovação aplicada, usabilidade das tecnologias de informação e comunicação, impacto na redução do consumo de energia e das emissões de CO2, natureza exemplar ou aplicabilidade noutras organizações/ambientes e utilização de métricas e indicadores de melhoria.

A enerTIC visa contribuir para o desenvolvimento do potencial transformacional das tecnologias de informação e comunicação no domínio da eficiência energética em Espanha com o apoio de empresas associadas e instituições públicas com o objetivo de uma economia mais competitiva e sustentável.
A Minsait é reconhecida por analistas como a Gartner e a IDC como um dos principais parceiros tecnológicos que podem ajudar as empresas a superar os desafios da transição energética em termos globais. As suas soluções permitem uma maior penetração das fontes renováveis, um funcionamento mais flexível e eficiente das redes elétricas e a integração do prosumer como ator-chave no novo modelo energético. Tem também uma das tecnologias mais avançadas do mundo para minimizar o impacto das operações do sector do petróleo e gás no ambiente marinho e reduzir as perdas nas redes de transporte.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial