Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A análise da AIPI ao mercado e a antevisão do próximo ano

Desafios do setor de iluminação em 2020

Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação22/12/2020
O ano de 2020 fica naturalmente marcado pela pandemia que assolou o mundo: à crise sanitária somou-se uma crise económica fruto das restrições à circulação de pessoas e da quebra abrupta de confiança dos agentes económicos que sempre acontece em tempos de incerteza.
Imagen
As exportações do setor caíram 19% nos 3 primeiros trimestres de 2020 face ao período homólogo de 2019.
O último trimestre do ano também não é prometedor em termos de exportações em virtude das novas medidas de restrições um pouco por todo o globo à circulação de pessoas, pelo que 2020 vai ser um ano muito mau para as exportações do setor.
Entre as medidas promovidas pelo Governo para atenuar o impacto na economia, o setor recorreu principalmente ao layoff simplificado pois algumas empresas pararam temporariamente ou estiveram a funcionar apenas parcialmente.
As moratórias de créditos também foram bem recebidas, contudo trata-se de medidas insuficientes, particularmente para as empresas com quebras maiores de faturação pois o impacto na indústria foi bastante assimétrico com empresas a serem resilientes à crise e outras a sofrerem bem mais.
Nos apoios previstos para 2021 prevê-se alguns apoios a fundo perdido para as microempresas, contudo seria bom estender este tipo de apoios às restantes empresas que tenham tido quebras significativas na faturação.
Isto porque o primeiro semestre de 2021 ainda se antevê muito complicado em termos quer de resolução da pandemia quer da retoma económica.
Os opinion makers apontam a retoma apenas a partir do 2º semestre de 2021 e por isso até lá as empresas mais afetadas necessitam de apoios para manter os seus compromissos para continuarem a laborar.

O comércio tem sido duramente atingido porque esteve condicionado no seu funcionamento enquanto a indústria permaneceu sempre em operação mas não nos podemos esquecer que a maior parte da indústria produz precisamente para o comércio, pelo que deve também ser dada pelo Governo muita atenção à indústria, especialmente aquela com caráter exportador que tantas mais valias adiciona à economia nacional.

A AIPI espera assim que os nossos Associados possam encontrar a resiliência necessária para ultrapassar este período crítico que antecede a, esperamos todos, tão breve quanto possível retoma do comércio mundial para que possamos reentrar novamente no rumo de aumentos consistentes das exportações do setor português de iluminação que levaram nos últimos 10 anos à duplicação das mesmas, de 60 milhões de euros para cerca dos 120 milhões de euros.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial