Patente internacional atesta aposta da Efacec em I&D, com criação de produtos mais sustentáveis e preparados para digitalização e indústria 4.0

Efacec lança conceito inovador modular de equipamentos de energia

Redação Induglobal21/12/2020
Novo conceito alia tecnologia, sustentabilidade e design para proporcionar maior eficiência, versatilidade, inovação tecnológica e segurança.
foto
Reconhecida há mais de 70 anos como especialista no desenvolvimento e fabrico de produtos e soluções na área da energia e engenharia, a Efacec acaba de dar um novo passo com o lançamento inédito no mercado do conceito de sistema modular, que permite que um mesmo equipamento possa receber novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente.
O conceito de modularidade vai ser aplicado a diferentes produtos da Efacec e dá o passo inaugural no segmento de transformadores.
Veja o vídeo de apresentação do novo e exclusivo Sistema Modular da Efacec:
Otimização dos processos de expedição, transporte e instalação, incremento da funcionalidade do produto com a conectividade digital, ganhos ambientais em toda a cadeia do produto, mantendo a fiabilidade, durabilidade e alta performance reconhecidas, são as mais-valias para os clientes patentes neste sistema modular.
Do lado da Efacec, a modularidade permite maior eficácia nos processos de desenho e produção, aumentando a competitividade do produto num mercado exigente e em transformação.
A entrega dos primeiros transformadores desenvolvidos com base neste conceito inicia-se em 2021, estando previsto que o primeiro transformador modular entre em operação em março de 2021.
Entre os destinatários deste produto estão utilities, nacionais e internacionais, indústria e renováveis.
O novo conceito será aplicado nos Transformadores de Potência Core da Efacec. Estima-se que em 2022 cerca de 55% dos Transformadores do tipo Core produzidos pela Efacec terão incorporado esta inovação e que em 2023 a totalidade de transformadores desta gama seja produzida neste conceito.

Com patente ativa para a Europa e Estados Unidos da América, mercados estratégicos da unidade de negócio de Transformadores da Efacec, o sistema modular alia tecnologia e design na conceção do equipamento, mantendo o mesmo 'look & feel' para as diversas aplicações, sem a perda de funcionalidade e arquitetura geral nas diferentes soluções a serem abordadas.

Para Ângelo Ramalho, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Efacec, este é um passo importante para empresa.

“A Efacec é uma referência mundial na área dos transformadores há mais de 70 anos. Ao longo deste percurso lançámos novos produtos e tecnologias que se tornaram referências no setor, mas também fomos mais além, apostando no aumento de potência dos produtos e na conceção de soluções customizadas. O Sistema Modular é herdeiro deste legado. Vem permitir que os nossos produtos apresentem um design mais apelativo, incorporem conectividade digital e aliem alta performance e qualidade à eficiência e descarbonização energética. É um novo conceito que responde às necessidades do mercado e dos nossos clientes e distingue-se das restantes ofertas existentes no mercado”, considera. 

A Efacec espera um crescimento substancial da área de Transformadores em três anos, face a 2020, alavancado pela transição energética, crescimento de mercado e pela superação dos entraves derivados da crise pandémica.
Neste contexto de crescimento, espera-se um contributo significativo do Modular System no aumento do market share. Esta área de negócio representa atualmente 30% do negócio total da Efacec.

Características distintivas do Sistema Modular

Com esta patente internacional 'Sistema modular para aplicações em transformadores n.º PCT/IB2020/052435', a Efacec procurou dar resposta às necessidades do mercado e dos clientes, redefinindo a metodologia de desenvolvimento de produto, com base num conceito de modularidade de sistemas.
Conceito que pretende aplicar de forma transversal às diferentes gamas de produtos, tornando-os mais modernos, sustentáveis e preparados para as novas funcionalidades trazidas pela digitalização.
O caráter modular do transformador fica patente nos processos de montagem e desmontagem, o que proporciona maior segurança e ergonomia na fabricação, transporte, instalação e manutenção do equipamento.
A redução conseguida no peso do equipamento e dimensão (mais compacto) permite ainda minimizar os custos e a complexidade da logística de transporte, assim como minimizar a pegada ecológica, particularmente importante em ambientes urbanos. De salientar que todos os elementos que compõem o transformador são reciclados no final da sua vida útil.
Com este conceito, os transformadores vão estar preparados para a era da digitalização e da indústria 4.0, permitindo explorar novas funcionalidades e aplicações na gestão digital de redes e equipamentos.
O sistema modular será aplicado na área de Transformadores em unidades desde os 10MVA aos 170MVA e até 400kV e inclui uma série de soluções inovadoras na arquitetura e montagem dos componentes externos, adicionando novas funções, como proteção mecânica, ruído, ultravioleta e balística, que melhoram a performance, durabilidade e confiabilidade do produto nas mais diversas aplicações, seja urbano ou em ambientes extremos.
foto

Com este conceito, os transformadores vão estar preparados para a era da digitalização e da indústria 4.0, permitindo explorar novas funcionalidades e aplicações na gestão digital de redes e equipamentos

Mais de 90 mil transformadores Efacec espalhados por todo o mundo

O portefólio da Efacec no domínio dos Transformadores divide-se em quatro grandes categorias: Transformadores de Potência Shell (até 1.500MVA), com mais de 660 unidades instaladas em 23 países; Transformadores de Potência Core, com mais de 2.500 equipamentos em 65 países; Subestações Móveis (Shell ou Core até 90MVA 245kV), com mais de 200 unidades em 25 países; Transformadores de Distribuição Herméticos (Imersos) e Powercast (Secos), de 50kVA até 20MVA 72,5kV, com mais de 90 mil unidades em 108 países.
No conjunto do mercado global em que a empresa atua, destacam-se mercados como Espanha, Reino Unido, França, Argélia, Angola e EUA, para além de Portugal.
Entre os projetos de referência desenvolvidos pela Efacec na área de Transformadores estão a entrega de quatro transformadores de 1.200MVA no Reino Unido; o fornecimento de seis transformadores de 65 e 245MVA 410kV para o Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega, e o fornecimento e montagem no local de três transformadores de 170MVA 220kV nos Alpes franceses, que obrigou a uma exigente logística, com um transporte especializado, montagem de fábrica provisória laboratório de ensaios no local.
Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance). A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.
Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formação

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial