A Coficab Portugal, empresa dedicada à produção de cabos de dados e sensores para o ramo automóvel, concluiu este ano o maior investimento na região de toda a Beira Interior, e não deixou de lado a sua sustentabilidade.
No total são 50 milhões de investimento que irão criar 300 postos de trabalho até 2021. A unidade fabril encontra-se ainda em processo de certificação IATF, ISO 9001 e ISO 14001.
Trata-se de uma unidade industrial vocacionada para o desenvolvimento tecnológico em três vertentes: eletrificação, conetividade e condução autónoma. Irá dedicar-se ao desenvolvimento de cabos para automóveis com a tecnologia 4.0.
“A Guarda é para nós, também, a porta de entrada para o nosso desenvolvimento global e tecnológico. Por isso, hoje somos os líderes na produção de cabos para a indústria automóvel. Estamos presentes em quatro continentes com 12 fábricas, da China aos Estados Unidos. A Guarda foi mesmo muito importante para o nosso sucesso”, referiu em tempos Hichem Elloumi, Presidente da Coficab.
Esta nova fábrica tem instalada uma central fotovoltaica para autoconsumo, totalmente integrada na arquitetura da nave industrial.
No total foram instalados, pela ENFORCE, 2983 painéis fotovoltaicos dos quais 2543 instalados em cobertura e 440 integrados numa estrutura de sombreamento para veículos, perfazendo uma potência total instalada, de 999,3kWp.
Esta central fotovoltaica em autoconsumo, que produzirá anualmente 1590 MWh de eletricidade, representando cerca de 20% do consumo total da unidade industrial, evitará ainda a emissão de 360 kg de CO2. Toda a eletricidade gerada será autoconsumida nas instalações.
Enforce - Coficab from enforce tv on Vimeo.
Fundada em julho de 2001, tem feito um caminho de crescimento sustentável, na área da engenharia da energia.
Inicialmente centrou a sua atividade no desenvolvimento de projetos de especialidade, nomeadamente infraestruturas elétricas, telecomunicações, AVAC e auditorias energéticas, mas rapidamente entrou nas áreas do Solar Fotovoltaico e Mobilidade Elétrica.
Com sede na Covilhã, aproveitando em parte a geração de quadros, formados na Universidade da Beira Interior, opera em todo o território nacional e nalguns países Europeus e continente Africano.
Desde 2004 que trabalha no mercado do Solar Fotovoltaico, sendo hoje um importante player, reconhecido pelo setor. Na sua carteira, conta com grandes projetos, como a Central Fotovoltaica da Amareleja, mas também projetos de autoconsumo como o Parque Fotovoltaico da RTP e outros de maior dimensão no setor industrial e de serviços.
A área da Mobilidade Elétrica foi iniciada, em 2011, com o desenvolvimento de uma patente internacional de uma Estação de Carregamento Rápido de Veículos Elétricos, utilizando simultaneamente tecnologia Solar Fotovoltaica e modo de comunicação com o Cliente, através de Smartphone (InCh).
Em 2017 foram selecionados pela TESLA, para a construção da primeira Estação de Superchargers da TESLA, em Portugal, em Fátima, seguindo-se Guarda e Mealhada.
Em 2019, iniciam o desenvolvimento dos projetos para a construção de várias Estações de Ultracarregamento, para a IONITY1, em todo o território de Portugal continental.
No desafio da transição energética que Portugal hoje vive, a empresa está bem posicionada, para vir a ter um conjunto de projetos na área do Solar fotovoltaico de grande escala e ainda um projeto relevante na área da produção de Hidrogénio verde.

www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal