Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Contratos de comercialização de energia com serviços adicionais aumentaram 6% num ano

O Instalador14/12/2020

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos monitoriza junto dos comercializadores o cumprimento da sua Recomendação nº 1/2017 relativa a 'Serviços adicionais prestados por comercializadores de eletricidade e gás natural'.

O número de contratos de comercialização de eletricidade e gás natural com serviços adicionais associados aumentaram 6% num ano, de 1 183 624, no final de 2019, para os atuais 1 254 780.
Em cinco anos, os contratos com serviços adicionais cresceram cerca de cinco vezes, face aos cerca de 200 mil clientes registados a 31 de dezembro de 2015.
Imagen
Todos os comercializadores aumentaram o número de contratos de serviços adicionais face ao ano anterior e subiu também o número de comercializadores de energia que apresentam serviços adicionais (atualmente, a EDP Comercial, a Galp Power, a Endesa, a Iberdrola e a Gold Energy).

Os comercializadores que disponibilizam serviços adicionais, têm assumido o cumprimento generalizado da Recomendação da ERSE nº 1/2017, que visa a proteção dos interesses dos consumidores relativamente a produtos ou serviços agrupados ao fornecimento de energia elétrica e de gás natural.

Recorde-se que a recomendação da ERSE foi um dos contributos relevantes para o Guide on Bundled Products aprovado pelo CEER- Conselho dos Reguladores Europeus de Energia em novembro de 2019.

A ERSE também introduziu no recente Regulamento de Relações Comerciais de eletricidade e gás, normas específicas - artigo 17º-, impondo aos comercializadores o dever de informar, de forma completa, clara, adequada, acessível e transparente quanto à subscrição desses serviços e o dever de explicitar que tais serviços adicionais são independentes e não interferem com a prestação do serviço público essencial, salvo se houver a concessão de descontos pela sua subscrição.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial