Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Universidade de Évora: uma década de transição energética

O Instalador07/12/2020
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) comemorou no mês de novembro, dez anos de existência desde a sua constituição em 2010, completando a primeira década de contributos para a transição energética.
Imagen

Criada em 2010, a CER-UÉ tem por missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações de energia solar para a descarbonização de diversos setores da economia.

A atividade de investigação encontra-se focada na energia solar fotovoltaica e energia solar térmica, armazenamento de energia térmica ou elétrica, fornecimento de energia solar para a indústria e agricultura, e estratégias de integração de recursos solares e sistemas de energia, para além da geração de eletricidade termossolar.
A CER-UÉ encontra-se envolvida no desenvolvimento de diferentes concentradores solares, com utilização de conceitos de ótica não formadora de imagem, área em que detém competências específicas e experiência, aplicados a concentradores lineares do tipo Fresnel, a concentradores pontuais que exploram conceitos como beam down e a concentradores parabólicos compostos de tipo estacionário ou quase-estacionário para aplicações de temperatura média.
Estas atividades de investigação em energia solar de concentração inserem-se no âmbito de atuação da Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC), que é coordenada pela CER-UÉ, em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG), e que integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação (RNIE).
No domínio laboratorial, a CER-UÉ dispõe de um conjunto de infraestruturas experimentais de investigação no setor da energia solar, como a Évora Molten Salt Platform (EMSP), a Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares (PECS), a Microrrede de Ensaio de Sistemas Fotovoltaicos e de Armazenamento de Energia Elétrica (PV*EES), o Laboratório de Desenvolvimento e Prototipagem de Tecnologia Solar e de Armazenamento de Energia (SoLab) ou a Rede de Monitorização DNI.
Uma equipa multidisciplinar, com formação e competências em áreas diversas, permite desenvolver investigação em áreas como o ensaio de coletores solares para a geração de calor de processo industrial, manutenção e otimização de sistemas fotovoltaicos, com aplicação de técnicas de reparação de módulos, sistemas de armazenamento e aplicações diferenciadas, promoção de atividades de tratamento de água, atividades de capacitação e cooperação, e participação em redes de cooperação internacionais entre infraestruturas de investigação.
Na atualidade, a CER-UÉ participa em 13 projetos de investigação, como instituição de investigação única ou como membro de consórcios transnacionais, em aplicação no território nacional, sobretudo no Alentejo, mas também na Europa e Norte de África.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial