Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Universidade da Beira Interior inaugura Centro de Competência em Computação Avançada

O Instalador16/11/2020
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, inaugura, esta segunda-feira, 16 de novembro, a capacitação da rede interna, no âmbito do projeto RCTS 100, e testemunha a assinatura do protocolo para a instalação de um Centro de Competência em Computação Avançada, uma iniciativa INCoDE.2030
Imagen

A Unidade de Computação Científica (FCCN), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), responsável pela operação e gestão da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) - a rede académica portuguesa - a qual garante a interligação e o acesso à internet da comunidade de ensino e investigação, está a reforçar a sua rede através do projeto RCTS 100, uma iniciativa ao abrigo do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Lisboa 2020, Algarve 2020 e na qual a Universidade da Beira do Interior (UBI) está incluída.

O projeto RCTS100 representa um investimento na ordem dos 17,2 milhões de euros que tem como objetivo principal o alargamento da infraestrutura de fibra ótica e a atualização tecnológica da rede académica, de forma a garantir a capacitação gradual da rede em múltiplas ligações a 100Gbps, com conclusão prevista para setembro de 2021.
Este financiamento vem igualmente garantir o reforço e atualização nas redes locais das entidades de ensino superior, de forma a garantir não apenas a eficiente utilização da nova infraestrutura disponibilizada pela RCTS, mas funcionando também como um acelerador dos planos tecnológicos existentes.
Com a ligação à rede académica já nos 10Gbps, a UBI viu reforçada a sua rede interna através da aquisição de equipamentos, quer ao nível do acesso à rede RCTS quer ao nível da distribuição.
Por outro lado, devido ao aumento dos utilizadores eduroam e consequentemente o aumento de tráfego, existiu um reforço da rede wifi para incluir suporte à norma 802.1ax e permitir maior densidade de ligações. Foi também melhorado o datacenter da UBI, através da aquisição de servidores para load balancers open source e servidor para suporte aos serviços de rede de última geração.
Nas entidades abrangidas pelo projeto foram realizados vários investimentos, concretamente foi garantido o update tecnológico das redes locais, através do aumento da capacidade de comutação das redes para 10Gbps ou 100Gbps, da atualização e alargamento da rede WiFi (eduroam) e do reforço dos equipamentos de segurança.
Como resultado, estas entidades de ensino superior estão agora preparadas para acomodar o aumento do tráfego originado, não apenas pelo aumento de dispositivos ligados à rede, mas sobretudo pelo aumento acentuado na utilização de serviços de streaming, quer em contexto de sala de aulas, como também para desenvolvimento de trabalhos e projetos de investigação.
Por outro lado, com a disponibilização de uma rede de elevada performance e qualidade, pretende-se incentivar o uso da tecnologia na sala de aula, como forma de melhorar a aprendizagem. Ao nível da produção científica, a disponibilização desta nova infraestrutura irá potenciar a participação em projetos de investigação com elevados requisitos de conectividade.

Vai ainda ser assinado o protocolo de cooperação entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a UBI para a instalação de um Centro de Competência em Computação Avançada, uma iniciativa INCode.2030. Com esta importante infraestrutura, a UBI passa a integrar a Rede Nacional de Computação Avançada, alargando o leque de instituições com capacidade para este reforço da produção científica nacional no domínio das competências digitais avançadas, inteligência artificial e big data, em várias áreas do conhecimento.

O anúncio do reforço da rede interna, no âmbito do projeto RCTS 100 e a assinatura do protocolo, entre a FCT e UBI, para a instalação do Centro de Competência em Computação Avançada, vão decorrer pelas 15 horas, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior.

O evento conta com as intervenções do Reitor, António Fidalgo, da Presidente da FCT, Helena Pereira, o Vogal da FCT, Coordenador-Geral do INCode.2030 e Coordenador do ACP.2030, Nuno Feixa Rodrigues, do Presidente do Departamento de Informática da UBI, Pedro Inácio, e no encerramento, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial