Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lipor: há 38 anos a construir um mundo melhor

O Instalador12/11/2020

A Lipor celebra 38 anos de um projeto intermunicipal, que agrega oito municípios da Área Metropolitana do Porto.

Imagen

"Não é qualquer organização que, tendo herdado um passivo ambiental de elevado impacto nas populações circunvizinhas (Valongo e Gondomar), consegue nos últimos 20 anos construir, progressivamente, um Projeto unanimemente reconhecido, nacional e internacionalmente, como de excelência", realça a Lipor,em comunicado.

A entidade realça as três unidades industriais, mas também a Estratégia de Educação e Sensibilização Ambiental, reconhecida internacionalmente, bem como a área de Investigação e Inovação envolvida, hoje, em mais de 40 projetos, para além de muitas outras iniciativas e ações.

Finalmente e seguindo as boas práticas internacionais, "só colocamos em aterro cerca de 3% dos nossos resíduos, indicador que muito valorizamos", acrescenta a Lipor.

Por tudo isto, por toda uma atividade hoje muito focada nos biorresíduos, na partilha de Instalações com três Sistemas de Gestão de Resíduos, "confinantes com o nosso, decidimos que o ano de 2020, era o ano de celebrar a excelência e assim o assinalamos com múltiplas iniciativas. Mas, entretanto, uma pandemia atinge fortemente o Mundo, delapidando recursos, afetando os cidadãos, criando incerteza no futuro".

Que resposta tem a então a Lipor e os seus municípios para esta grave situação? "A nossa estratégia está a ajustar-se e passa por investirmos em novas unidades fabris, apoiando a reindustrialização do País, criando um modelo de negócio na organização, focado na produção de bens e prestação de serviços, alavancados num forte pilar de inovação. Vemos o futuro com confiança e por isso brindamos hoje aos nossos 38 anos de vida", responde a entidade.

Recorde-se que a Lipor é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes.

Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a Lipor desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a Lipor firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte.

A atuação da organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

A nível nacional, a Lipor pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial