Carrier: há mais do de uma forma de melhorar a qualidade do ar interior

ECOplay: a aplicação móvel que o ajuda a poupar energia

O Instalador11/11/2020
A ECOplay, a aplicação móvel que o ajuda a poupar energia, está disponível para download gratuito para telemóveis iOS e android.
foto

A aplicação, desenvolvida por um consórcio europeu liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) quer ajudar os portugueses a alterar pequenos hábitos diários que podem fazer a diferença do ponto de vista financeiro e ambiental.

“Numa altura em que muitas famílias portuguesas se encontram a trabalhar a partir de casa, a alteração de hábitos reflete-se naturalmente nas contas de energia. Esta aplicação permite aprender um pouco mais sobre eficiência energética de uma forma lúdica, ao mesmo tempo que incentiva os utilizadores a pouparem mais energia no seu dia a dia. Por outro lado, toda a eletricidade que se poupa traz um impacto positivo na redução do consumo de combustíveis fósseis para produzir eletricidade, minimizando as emissões de CO2 e contribuindo para travar as alterações climáticas”, afirma Filipe Joel Soares, investigador sénior do INESC TEC responsável pelo projeto.

Na aplicação móvel os utilizadores têm acesso a vídeos informativos e uma série de episódios sobre iluminação, aquecimento ou eletrodomésticos, e também a questionários relacionados com tomadas de decisão do dia a dia, relativamente a comportamentos energeticamente eficientes.

A aplicação inclui ainda, nos níveis mais avançados, uma série de seis episódios com elementos de ficção científica e suspense onde a crise ambiental é o tema central.

Consoante a aprendizagem efetuada e o desempenho do utilizador, ser-lhe-ão atribuídos pontos edistinções, que lhe permitirão progredir no ranking de utilizadores. Ao longo do jogo o utilizador recebe também notificações que o estimulam a adotar comportamentos mais sustentáveis.

foto
A aplicação está disponível em quatro idiomas (português, alemão, inglês e espanhol), em seis países: Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Suíça e Dinamarca.
A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu FEEdBACk, cujo objetivo é desenvolver, integrar e testar novas tecnologias ligadas à área da energia e aplicá-las com a finalidade de promover a eficiência energética, através de uma mudança de comportamentos dos utilizadores.
Liderado pelo INESC TEC, o projeto conta ainda com a participação de oito instituições de sete países distintos: a Technische Universiteit Delft (Holanda), Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (Suíça), DEXMA Sensors SL (Espanha), Limetools LTD (Reino Unido), IN-JET APS (Dinamarca), Kreis Lippe der Landrat (Alemanha) e Estudi Ramon Folch i Associats SL (Espanha).

Este projeto é financiado em 2.3 milhões de euros, ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020. Termina em abril de 2021.

Mais informações sobre o projeto em: https://feedback-project.eu/.

Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formaçãoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial