Reunir e analisar dados é a base necessária para tomar uma decisão económica.
Não temos dúvidas que, na maioria das instalações de AVAC, o chiller é um dos equipamentos mais caros. É também, normalmente, o maior consumidor individual de eletricidade neste tipo de instalação/sistema.
Ao combinar estes fatores com a vida útil relativamente longa de um chiller de 20-25 anos, é fácil perceber a razão pela qual os gestores de engenharia e manutenção tomam muita cautela quando se trata de tomar decisões sobre a eventual substituição.
Há quem acredite que, enquanto o chiller estiver operacional, não vale a pena substituí-lo. Porém, isso não é totalmente correto. Um chiller que esteja em operação não significa que esteja a operar de forma eficiente. Com os custos operacionais ao longo da vida a exceder em muito o seu custo inicial, a substituição de um chiller mais antigo por um que ofereça maior eficiência pode reduzir muito os custos gerais de eletricidade.
Embora a redução dos custos operacionais sejam uma forte motivação para substituir os equipamentos mais antigos, os gestores também devem pesar outros fatores, tais como a condição do chiller, idade e fiabilidade, eventuais alterações das cargas do edifício e os requisitos de manutenção. Só considerando o impacto que a substituição do chiller pode ter sobre estes fatores, é que é possível determinar o verdadeiro valor da substituição dos chillers.
A importância da eficiência energética
Muitos chillers mais antigos, ar/água, por exemplo, têm eficiências operacionais de carga total (EER) inferior a 2,50, presumindo que estejam em boas condições operacionais e tenham sido bem mantidos. Chillers com manutenção inadequada terão eficiências operacionais muito mais baixas. Mas mais importante ainda: a maioria dos chillers funciona 95% do tempo, ou mais, em condições de carga parcial, algo que antigamente não era considerado.
As eficiências operacionais aprimoradas de carga parcial traduzem-se em economias significativas nos custos de energia. Nesse sentido, existe regulamentação específica (EcoDesign) que exige valores mínimos de eficiência sazonal (SEER - Seasonal Energy Efficiency Ratio).
Existe uma revisão desta regulamentação que entra em vigor já em 1 de janeiro de 2021:
Assim, a tecnologia associada a chillers evoluiu significativamente. A maioria dos novos chillers de hoje têm uma eficiência muito superior, em especial na última década. Exemplo disso são a relação de volume variável de fluído frigorigéneo, a tecnologia inverter com arrefecimento integrado por líquido frigorigéneo diretamente ao variador, e o controlo de caudal primário variável, entre outras.
Para estimar com precisão a poupança de energia pela substituição de um chiller existente, os gestores devem desenvolver um perfil de carga que identifique o uso de energia de um chiller ao longo de toda a sua faixa operacional para aquele chiller naquela instalação, desde a carga total até a carga mínima que o chiller permita.
Com estas informações, um gestor pode comparar esse perfil de carga com o perfil de carga do fabricante do chiller de substituição. Ao saber o número de horas que um chiller opera em cada carga, os gestores podem quantificar a economia de energia resultante.
Perfis de carga: um olhar mais atento
Os gestores podem desenvolver um perfil de carga para um chiller existente registando os parâmetros de operação por um período de vários meses: dados sobre a potência absorvida, temperaturas de fornecimento e retorno de água gelada e respetivo caudal, temperatura do ar exterior no caso de ar/água ou temperaturas de entrada e saída de água do condensador nos água/água e respetivo caudal.
Se o chiller estiver ligado a um sistema de gestão de energia, deve-se usar a função de tendência do sistema para recolher dados. Na ausência de um sistema de gestão de energia, outra opção é instalar sistemas portáteis de monitorização e registo de dados durante um determinado período.
A maioria dos chillers pode operar com eficácia por 20-25 anos, se mantidos adequadamente, e muitos operam há 30 anos ou mais
Manutenção e fiabilidade
Todos os chillers requerem manutenção programada e contínua. Embora existam apenas pequenas diferenças no custo da maioria dos requisitos de manutenção programada para chillers do mesmo tipo e tamanho, os custos de manutenção e reparação não programados variam amplamente, mesmo para o mesmo modelo de chiller.
Tão importante quanto os custos diretos de manutenção são os custos indiretos associados às interrupções de serviço resultantes de avarias do chiller. Portanto, é necessário que os gestores conduzam uma avaliação completa das condições do chiller.
A maioria dos chillers pode operar com eficácia por 20-25 anos, se mantidos adequadamente, e muitos operam há 30 anos ou mais. Mas a idade de um chiller por si só não é motivo suficiente para manter ou substituir um chiller. Por razões que variam amplamente, alguns chillers requerem manutenção mais frequente do que outros, podem precisar de atenção contínua ou revisões mais frequentes. A sua operação pode não ser fiável, resultando em frequentes interrupções de serviço.
A Decisão
Depois de concluir a avaliação das opções, se a substituição for a melhor opção, os gestores devem argumentar para apoiar o financiamento do projeto. Realizar uma análise de custo do ciclo de vida do chiller substituto e apresentar argumentos para várias opções, incluindo os custos de um novo chiller e os custos para manter o chiller existente, incluindo interrupções de serviço.
Os gestores em todos os tipos de instalações competem com outros projetos por financiamento. Mas se a análise de desempenho e condição do chiller - e a decisão resultante de substituí-lo - estiver completa e for apresentada de forma clara, as possibilidades tendem a melhorar muito para que o projeto receba financiamento.
Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo
Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal