Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APIRAC lança selo 'ar saudável' para as instalações AVAC

Texto: Nuno Roque | Secretário-Geral da APIRAC28/10/2020
Numa parceria com o CENTERM, a APIRAC lançou um selo às instalações de sistemas AVAC que demonstrem acompanhar as regras de saúde adequadas para evitar a contaminação dos espaços climatizados com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).
Imagen
Este é um projeto há muito acalentado no seio associativo para a certificação de instalações AVAC e que agora se tornou realidade. Esta medida procura sensibilizar os operadores para os procedimentos mínimos a adotar, e incentivar a confiança na utilização dos espaços interiores adequadamente climatizados.

Os operadores que pretendam obter o selo 'Ar Saudável' para as suas instalações deverão cumprir o conjunto de requisitos para a obtenção da 'Declaração de Conformidade das Instalações AVAC' a emitir pelo CENTERM. A Declaração assenta em requisitos aprovados pela DGS no âmbito da colaboração da APIRAC com aquele organismo responsável pela saúde pública na elaboração de orientações técnicas para os Sistemas AVAC.

Em finais de julho, a DGS procedeu ao lançamento de uma infografia sobre a utilização dos Sistemas AVAC, e à atualização e republicação das orientações técnicas que fazem referência a esta matéria. A infografia foi então o culminar de diversos meses de trabalho intenso da APIRAC com aquele organismo responsável pela saúde pública na elaboração de orientações técnicas para os Sistemas AVAC. Trata-se de um documento síntese, apoiado em dois documentos de Orientações Técnicas produzidos desde os inícios de maio.

O Selo 'Ar Saudável' reporta-se a um sistema de AVAC instalado num determinado edifício e tem um prazo de validade correspondente à validade da 'Declaração de Conformidade da Instalação AVAC' emitida pelo CENTERM
O Selo 'Ar Saudável' reporta-se a um sistema de AVAC instalado num determinado edifício e tem um prazo de validade correspondente à validade da 'Declaração de Conformidade da Instalação AVAC' emitida pelo CENTERM, sendo renovável mediante a confirmação da manutenção dos critérios que presidiram à emissão da 'Declaração de Conformidade das Instalações AVAC'.

Só depois de emitida a 'Declaração de Conformidade das Instalações AVAC' e lançada em plataforma pelo CENTERM, poderão as instalações beneficiárias usufruir do Selo 'Ar Saudável', emitido pela APIRAC, desde que as instalações sejam acompanhadas por uma empresa prestadora de serviços de manutenção certificada e cumpram os critérios de elegibilidade da APIRAC para o processo de atribuição do Selo 'Ar Saudável'.

A Marca 'Ar Saudável' é propriedade da APIRAC, estando registada no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, I.P.

Os interessados deverão entrar em contacto com a Associação ou com o CENTERM. Poderão ainda participar em webinares informativos gratuitos.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial