Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portal casA+: seja bem-vindo ao Portal da sua casa!

12/10/2020

No âmbito da sua missão de promoção da eficiência energética, a ADENE lançou o Portal casA+ (www.portalcasamais.pt), uma plataforma digital dirigida a qualquer proprietário (ou arrendatário) de um imóvel, que centraliza num só local toda a informação relevante sobre a sua habitação.

Imagen

O Portal casA+ poderá dar um forte contributo à promoção do mercado de soluções de eficiência energética e à sensibilização do consumidor, com vista à redução do consumo energético das habitações e à maior qualidade de vida dos seus ocupantes.

O casA+ dá a conhecer ao proprietário as características do imóvel em detalhe, bem como o respetivo desempenho energético e hídrico, disponibilizando um conjunto de informação sobre eficiência energética e sobre as formas de melhoria de desempenho e poupança associada.

No Portal casA+ o proprietário (ou arrendatário) de um imóvel poderá cadastrar equipamentos (p.e. eletrodomésticos, tipo de iluminação, dispositivos de uso de água, entre outros), guardar manuais de utilização, registos de manutenção e documentação relevante da habitação (p.e. caderneta predial e ficha técnica da habitação). Caso tenha oportunidade de associar o Certificado Energético (CE) do imóvel, parte da informação do mesmo é preenchida automaticamente com base na informação do CE e nas respetivas indicações do Perito Qualificado.

Uma das grandes mais valias do Portal casA+ reside na possibilidade de contactar diretamente empresas e profissionais qualificados que tenham registo no Portal, previamente validados pela ADENE, com vista à implementação de medidas de melhoria na habitação. Através do Portal casA+ o cidadão consegue solicitar orçamentos e pedir esclarecimentos aos profissionais e empresas registados no Portal. Para este efeito, o casA+ reúne empresas de prestação de serviços em todas as áreas de ação para a melhoria do desempenho energético da casa, nomeadamente: isolamentos térmicos (paredes, coberturas ou pavimentos), janelas eficientes, sistemas de climatização e água quente sanitária (equipamentos de climatização, bombas de calor, caldeiras, soluções combinadas aquecimento e água quente), ventilação (unidades mecânicas, soluções de ventilação natural) e energias renováveis (solar, eólico, hídrico e biomassa).

Imagen
Por cada área de atuação estão disponíveis empresas especializadas, sendo sempre possível solicitar orçamentos, interagir diretamente com as empresas e adjudicar serviços. O processo de implementação de medidas de melhoria de eficiência energética via Portal casA+, desde o momento em que é solicitado um orçamento até à adjudicação do serviço é bastante rápido e sem custos.
Imagen

Encontra-se também disponível no portal um simulador de eficiência energética, onde de uma forma muito simples e interativa é possível obter a classe energética (aproximada) da habitação, bem como simular possíveis medidas de melhoria a implementar e ficar a saber o potencial de redução da fatura energética, e ainda ter acesso a uma estimativa do investimento.

De uma forma muito simples qualquer cidadão em qualquer lugar poderá registar-se no portal, consultar as características do seu imóvel e ficar a saber como o pode melhorar e valorizar. Ao registar-se no portal o utilizador terá acesso a um conjunto de informação sobre eficiência energética na forma de guias, notícias, dicas de poupança, vídeos, entre outros materiais de divulgação. O acesso a esta informação irá não só dotar o consumidor de um maior conhecimento sobre as soluções para a sua habitação, como também lhe dará uma perspetiva sobre a importância e impacto global das suas escolhas.

O esclarecimento e a formação dos cidadãos é um dos pontos fulcrais para a redução do consumo energético dos edifícios, sendo a educação e a sensibilização o primeiro passo para a adoção de sistemas e soluções mais eficientes, com vista à neutralidade carbónica dos edifícios. É com este ímpeto que o portal casA+ estabelece um grande compromisso com a sustentabilidade e eficiência dos materiais, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas e para a literacia da eficiência energética.

A informação disponibilizada e a sensibilização dos cidadãos, aliada à divulgação e clarificação de incentivos (financeiros e de outro tipo) são um forte vetor para a concretização de medidas de melhoria de eficiência energética, traduzindo-se em construções mais sustentáveis e eficientes.

No âmbito do lançamento do Programa de Apoio a Edificios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental, o Portal casA+ foi referenciado como uma das plataformas adequadas à pesquisa de empresas e profissionais qualificados. As empresas presentes no Portal são elegíveis para a prestação de medidas de melhoria de eficiência energética e hídrica, abrangidas por este e outros financiamentos. Neste sentido, o Portal casA+ apresenta ainda um conjunto de informação e esclarecimentos sobre este e outros incentivos financeiros.

No mês de setembro o número de novos utilizadores no portal ultrapassou largamente os 700 novos registos de proprietários/arrendatários, contando este com mais de 30 empresas disponíveis para responder a pedidos de orçamento e de implementação de medidas de melhoria.

Com o portal casA+ é possível aceder a soluções de eficiência energética, energias renováveis e de sustentabilidade que permitem ao proprietário poupar na fatura energética e ganhar em conforto e saúde dos seus ocupantes. Por último, a reabilitação energética de edifícios potencia o alcance de objetivos a vários níveis, designadamente, a redução da dependência energética do país, a melhoria do conforto e qualidade do ar interior dos edifícios, o aumento da qualidade de vida dos seus ocupantes e consequentemente a redução da pobreza energética.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial