Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
"Pretendemos corresponder às expectativas e exigências de expositores e visitantes"

Entrevista com Teresa Gouveia, Gestora da Tektónica

Entrevista: Ana Clara | Jornalista e Diretora02/10/2020

A menos de uma semana do início da Tektónica 2020 - Feira de Construção e Obras Públicas, Teresa Gouveia, Gestora da Feira, concede-nos uma entrevista, onde antecipa a edição deste ano, que teve de se reinventar, fruto da pandemia de Covid-19. Revistas O Instalador e Novoperfil são media partners do certame e marcam presença com stand próprio: localização id29.

Teresa Gouveia, Gestora da Tektónica
Teresa Gouveia, Gestora da Tektónica.

A edição de 2020 da Tektónica acontece numa altura particularmente difícil, devido à pandemia. O que podem os profissionais e o público esperar deste formato híbrido?

De facto, estamos a atravessar um momento difícil, com uma situação inesperada. O que levou a uma alteração de data da própria feira, realizando-se agora numa edição especial. No entanto, durante todo este tempo, manteve sempre um trabalho contínuo junto das empresas e junto dos principais players do mercado.

Como já é conhecido, esta edição da Tektónica 2020 será uma edição híbrida, com uma versão presencial e outra digital. Mas será igualmente especial pela missão adotada pela Fundação AIP de estar ao lado das empresas nesta fase atípica de grande pressão económica, dando a oportunidade a todas as empresas que consideram fundamental apresentarem os seus produtos e serviços. A Fundação AIP mostra, assim, a sua firme determinação em ajudar as empresas do setor a retomar a atividade, a fazer contactos e networking, a ter a possibilidade de concretizar negócios, contribuindo desta forma para a retoma gradual da nossa economia.

O setor da construção, a par de outros, tem sido muito afetado pela Covid-19. Qual a importância de avançar com a realização da Tektónica neste contexto difícil?

De facto, tem sido um setor muito afetado pela pandemia, mas que tem um dinamismo e resiliência muito fortes. Por isso, temos a consciência que a Tektónica, mais uma vez, estará ao lado do setor para ajudar a superar estes momentos difíceis. Através da feira, iremos incentivar os negócios e ao networking, fundamental entre empresas e profissionais.

Mais uma vez pretendemos corresponder às expectativas e exigências de expositores e visitantes, e isso tem sido um dos principais motes que pautou a estratégia de organização daquela que é a maior feira do país do setor de Construção e Obras Públicas.

Os objetivos em si, continuam os mesmos, mas é claro, que a edição da Tektónica de 2020 vai ser especial. Tínhamos como objetivo que esta edição de 2020 “marcasse” a mudança neste importante evento que já leva 21 edições realizadas. Não queríamos que fosse apenas mais uma Tektónica, mas sim uma Tektónica diferente. E efetivamente será, embora não apenas pelos motivos por nós ambicionados.

Apesar do adiamento desta edição da Tektónica, estamos a desenvolver um trabalho que sabemos difícil para todos os intervenientes, mas é gratificante perceber que temos connosco empresas nacionais que estão dispostas a apostar na retoma da economia. E é esse também o nosso objetivo. Valorizar as empresas portuguesas que têm a coragem de dar um passo em frente nesta retoma tão necessária para o nosso país.

Neste formato, a FIL irá disponibilizar a Plataforma Virtual com duas possibilidades: Mobile e Web App. Fale-me um pouco destas funcionalidades.

A Plataforma Virtual, a FIL Virtual, apresenta duas possibilidades: Mobile e Web APP e que permitirá aos expositores agendarem reuniões com compradores nacionais e internacionais e mostrarem os seus produtos a outros mercados por uma via não presencial, um incremento do projeto de internacionalização que a FIL pretende implementar nas suas feiras, permitindo chegar a compradores, empresas e a mercados diferenciados, que habitualmente não estão tão acessíveis. Este ano, as oportunidades de se realizarem negócios ainda é mais abrangente do que nos anos anteriores e possibilitará ter toda a informação disponível online por um período de um ano.

“Outra área que destacamos é a da formação profissional avançada através da realização das Academias e a mostra de novos produtos/soluções e...
“Outra área que destacamos é a da formação profissional avançada através da realização das Academias e a mostra de novos produtos/soluções e tendências”.

O facto de a pandemia e as regras sanitárias obrigarem a um reajuste de espaço e procedimentos prejudicou a adesão de expositores? Há claramente menos expositores este ano. Isso não poderá fragilizar, por outro lado, a feira?

Sendo uma edição especial, naturalmente que tem algumas diferenças das outras anteriores e das que virão. Por esse motivo, existiu a necessidade de reajustar espaços. Vamos contar com a presença física de cerca de 65 empresas, o que não é de todo a realidade desta feira, nem deste setor. Como em todas as áreas, também a construção e os fabricantes de matérias de construção e afins se ressentiram com esta grave crise com que todos fomos confrontados. Muitas empresas estão em regimes mistos de trabalho e layoff ou teletrabalho, o que dificulta pensarem em participar. Outras também estão ainda a percorrer um caminho com as suas equipas de retoma de confiança e sentimento de segurança e deslocar equipas não é fácil. Infelizmente, temos também as empresas que economicamente ficaram muito debilitadas com toda esta situação.

Mas o nosso objetivo e missão é acompanhar e alavancar os esforços que estão a ser feitos e apoiar dentro de todas as nossas possibilidades, as empresas que estão a demonstrar coragem neste momento difícil, valorizar o seu esforço e caminhar lado a lado nesta atitude de retoma económica.

Que outras ofertas e ações da edição deste ano pode o público esperar?

Outra área que destacamos é a da formação profissional avançada através da realização das Academias e a mostra de novos produtos/soluções e tendências.

Destaque também para os encontros B2B com inteligência artificial e também o programa de hosted buyers, que passará a web buyers.

A FIL Virtual permitirá aos visitantes inscritos e previamente validados pela organização, que definam um perfil próprio, a possibilidade de interagir de forma dinâmica e através de Inteligência artificial com outros profissionais do sector, nacionais e internacionais.

Desta forma, a plataforma irá encontrar e sugerir visitantes cujo perfil seja pertinente para o utilizador, de forma que este possa agendar um encontro (matchmaking).

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.SoliusSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial