Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Data assinala-se esta quarta-feira

ERP Portugal assinala Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas

O Instalador09/09/2020
Pelo 5º ano consecutivo celebra-se, a 9 de setembro, o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas.
Imagen

A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos elétricos, eletrónicos, pilhas e acumuladores, dedica esta efeméride à sensibilização da população para este tema que ainda tem uma baixa notoriedade quando comparado com a reciclagem de outros materiais.

A recolha destes resíduos já é parte integrante da atividade da ERP Portugal desde 2010, enquanto entidade gestora deste fluxo específico de resíduos e, este ano, para reforçar a importância e necessidade de reciclar este tipo de resíduo lançou também a nova marca para a sua recolha – o Traga Pilhas.

Este é um resíduo com uma alta taxa de toxicidade para o ambiente e saúde de toda a população pela sua composição que contém metais pesados como o mercúrio, chumbo, níquel, cádmio e lítio que podem contaminar solos e lençóis freáticos e chegar à cadeia alimentar, quando abandonados em qualquer local.

Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, reforça que “estas efemérides têm um papel fundamental na medida em que nos permite introduzir e reforçar a importância da adoção de comportamentos mais sustentáveis. As pilhas são pequenas, mas altamente nocivas, temos de saber que quando colocamos uma pilha no caixote do lixo comum ou as deitamos fora indiscriminadamente na via pública estamos a pôr em risco a saúde de todos nós, porque irão acabar por contaminar solos, águas e podem facilmente chegar à cadeia alimentar, são um autêntico veneno".

"Qualquer estabelecimento que vende pilhas tem a obrigação legal de aceitar pilhas usadas a título gratuito, mesmo que não compre novas. Isto significa que optarmos pelo comportamento correto e entregá-las de forma a garantir a sua reciclagem, só depende de cada um de nós, há milhares de locais onde se podem entregar. É fundamental que todos os cidadãos percebam o que está em jogo e a importância das suas ações e que contribuam para a preservação do planeta”, acrescenta.

A ERP Portugal assume a responsabilidade pelo encaminhamento destes resíduos até ao seu destino final, com a ajuda de parceiros licenciados e com a capacidade técnica exigida.

O papel de todos os cidadãos é crucial para garantir que estes resíduos chegam à fase do seu tratamento e reciclagem.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial