Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Eficiência energética: Governo financia janelas novas e painéis fotovoltaicos

O Instalador02/09/2020
O programa é apresentado esta quarta-feira e está disponível a partir de 7 de setembro. Conta com 4,5 milhões de euros e comparticipa obras num total de 7.500 euros. Intervenções abrangem apenas casas anteriores a 2006.
Imagen

A eficiência energética do parque edificado nacional é uma das metas cruciais dos governos nos últimos anos.

O programa de Apoio Edifícios Mais Sustentáveis, um conjunto de incentivos para a promoção da eficiência energética dos edifícios e da sua descarbonização dirigido a pessoas singulares, pretende também ajudar um setor afetado pela pandemia.

Tipologias, dotação e taxas de comparticipação

Imagen

Entre as ajudas, destacam-se as janelas eficientes, de classe igual ou superior a “A+”; o isolamento térmico, desde que efetuado com ecomateriais ou materiais reciclados; sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe A+ ou superior; isolamento térmico, com ecomateriais ou materiais reciclados; bomba de calor, sistema solar térmico, caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência; caldeiras elétricas quando acopladas a outros sistemas que recorram a renováveis (bombas de calor e painéis solares); instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo; intervenções que visem a eficiência hídrica: substituição de equipamentos por equipamentos mais eficientes (torneiras das casas de banho, torneira do lava-loiças; chuveiros, autoclismos, autoclismos com dupla entrada de água (potável e não potável), fluxómetros, redutores de pressão e reguladores de caudal).

A medida abrange todas as casas anteriores a 2006, sobretudo porque foi a partir dessa data que os regulamentos passaram a ser mais restritivos em matéria de construção de edifícios e obrigações de eficiência energética.

Todas as informações podem ser consultadas no site do Fundo Ambiental a partir de dia 7 de setembro.

Pode já consultar mais informações do programa aqui.

"Reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente, a redução da fatura e da dependência energética do país, a redução de emissões de gases com efeito de estufa, a melhoria dos níveis de conforto e qualidade do ar interior, o benefício para a saúde, a promoção da produtividade laboral, a redução da pobreza energética, a extensão da vida útil dos edifícios e o aumento da sua resiliência. A renovação energética promove ainda melhorias noutras dimensões do desempenho dos edifícios como a eficiência de recursos, em particular os recursos hídricos, pelo forte nexus com o respetivo consumo energético, assim como constitui um importante contributo para a resiliência climática dos edifícios, das cidades e, por consequência, do próprio país", pode ler-se no site do Fundo Ambiental.

De recordar que esta medida, que se pretende implementar no decorrer de 2020, e que terá continuidade em 2021, refere-se ao programa de apoio a edifícios mais sustentáveis, focado na melhoria da sua eficiência energética e na descarbonização dos edifícios, através do apoio à sua renovação em diversas vertentes.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial