Soluções de Elevação, Unipessoal, Lda. (Soluções Geda)

Guiamento fiável de cabos elétricos em robôs com o sistema de retração low-cost da igus

Redação Induglobal

28/07/2020
O novo sistema de retração de calhas articuladas, assegura um funcionamento dos robôs nas fábricas mais modernas à prova de falhas.
foto
Económicos e seguros: os novos sistemas de retração TR.RSEL com calhas articuladas, asseguram um funcionamento sem problemas nos robôs. (Fonte: igus GmbH)
Os robôs industriais têm de trabalhar de forma dinâmica e rápida na produção. Por isso, é necessário um guiamento fiável e compacto dos cabos elétricos e mangueiras. Isto é possível através das calhas articuladas tridimensionais triflex da igus. Se as calhas articuladas formarem laçadas no robô, os cabos elétricos e as mangueiras podem ficar danificados e podem ocorrer paragens nas máquinas. Desta forma, a igus desenvolveu o novo sistema de retração low-cost TR.RSEL. O sistema guia a calha articulada linearmente nos robôs, assegurando um funcionamento sem problemas nem paragens.
Os robôs industriais que, por exemplo, montam peças em automóveis, trabalham com muitos ciclos e movimentos rápidos. Os utilizadores recorrem às calhas articuladas para garantir que os cabos de dados, de alimentação pneumática e potência sejam guiados nos robôs de forma segura.
As calhas articuladas triflex R da igus são muito úteis nesta área, pois são especialmente concebidas para a robótica industrial e adaptam-se aos movimentos tridimensionais dos robôs. Contudo, com a crescente diversidade na tecnologia de produção automatizada, é necessário guiar não só cabos elétricos e pneumáticos, como também mangueiras de alimentação para pinos, rebites e parafusos. Uma vez que estas mangueiras não são compatíveis com raios de curvatura reduzidos, são necessários sistemas de retração para o fornecimento de alimentação dos robôs.
Desta forma, a igus desenvolveu um novo sistema de retração triflex RSEL muito económico para as calhas articuladas. Este assegura que a calhas articuladas se mantêm o mais próximo possível dos braços robóticos. O sistema evita que as laçadas nas calhas articuladas suspensas afete ou bloqueie os movimentos do robô, mesmo em aplicações altamente dinâmicas. No pior dos cenários, os ciclos danificaram a calha articulada e os condutores no seu interior, causando a paragem da máquina.

Sistema de retração económico e de fácil manutenção

Graças às suas dimensões standard e ao seu design muito compacto, o novo sistema de retração pode ser montado diretamente no 3.º eixo de todos os tipos de robôs comuns. Isto significa que todas as séries triflex R existentes, como a TRC, TRE e TRCF, podem ser convertidas de forma fácil e rápida.

É possível selecionar livremente o ponto fixo da calha articulada no novo sistema. Outra vantagem é que, com o novo sistema de retração linear, os utilizadores poupam no comprimento adicional dos condutores e nos custos associados, uma vez que tem laçadas. A igus disponibiliza o triflex RSEL com opção de duas cordas de elastómero, nos tamanhos 70 e 85.

Toyotomi Ar Condicionado - Japan
Climamed del 10 al 12 de enero 20201Solar Market Parity PortugalO Instalador Acompanhe no FacebookAdene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Panasonic Apenas 779 mm20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Efcis série Jade o AR condicionado com purificador ARTektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubreO InstaladorO InstaladorVulcano: o parceiro certo para um apoio total

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial