Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Guiamento fiável de cabos elétricos em robôs com o sistema de retração low-cost da igus

Redação Induglobal

28/07/2020
O novo sistema de retração de calhas articuladas, assegura um funcionamento dos robôs nas fábricas mais modernas à prova de falhas.
Económicos e seguros: os novos sistemas de retração TR.RSEL com calhas articuladas, asseguram um funcionamento sem problemas nos robôs...
Económicos e seguros: os novos sistemas de retração TR.RSEL com calhas articuladas, asseguram um funcionamento sem problemas nos robôs. (Fonte: igus GmbH)
Os robôs industriais têm de trabalhar de forma dinâmica e rápida na produção. Por isso, é necessário um guiamento fiável e compacto dos cabos elétricos e mangueiras. Isto é possível através das calhas articuladas tridimensionais triflex da igus. Se as calhas articuladas formarem laçadas no robô, os cabos elétricos e as mangueiras podem ficar danificados e podem ocorrer paragens nas máquinas. Desta forma, a igus desenvolveu o novo sistema de retração low-cost TR.RSEL. O sistema guia a calha articulada linearmente nos robôs, assegurando um funcionamento sem problemas nem paragens.
Os robôs industriais que, por exemplo, montam peças em automóveis, trabalham com muitos ciclos e movimentos rápidos. Os utilizadores recorrem às calhas articuladas para garantir que os cabos de dados, de alimentação pneumática e potência sejam guiados nos robôs de forma segura.
As calhas articuladas triflex R da igus são muito úteis nesta área, pois são especialmente concebidas para a robótica industrial e adaptam-se aos movimentos tridimensionais dos robôs. Contudo, com a crescente diversidade na tecnologia de produção automatizada, é necessário guiar não só cabos elétricos e pneumáticos, como também mangueiras de alimentação para pinos, rebites e parafusos. Uma vez que estas mangueiras não são compatíveis com raios de curvatura reduzidos, são necessários sistemas de retração para o fornecimento de alimentação dos robôs.
Desta forma, a igus desenvolveu um novo sistema de retração triflex RSEL muito económico para as calhas articuladas. Este assegura que a calhas articuladas se mantêm o mais próximo possível dos braços robóticos. O sistema evita que as laçadas nas calhas articuladas suspensas afete ou bloqueie os movimentos do robô, mesmo em aplicações altamente dinâmicas. No pior dos cenários, os ciclos danificaram a calha articulada e os condutores no seu interior, causando a paragem da máquina.

Sistema de retração económico e de fácil manutenção

Graças às suas dimensões standard e ao seu design muito compacto, o novo sistema de retração pode ser montado diretamente no 3.º eixo de todos os tipos de robôs comuns. Isto significa que todas as séries triflex R existentes, como a TRC, TRE e TRCF, podem ser convertidas de forma fácil e rápida.

É possível selecionar livremente o ponto fixo da calha articulada no novo sistema. Outra vantagem é que, com o novo sistema de retração linear, os utilizadores poupam no comprimento adicional dos condutores e nos custos associados, uma vez que tem laçadas. A igus disponibiliza o triflex RSEL com opção de duas cordas de elastómero, nos tamanhos 70 e 85.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial