Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Para onde caminha a Bioenergia?

O Instalador17/07/2020

Christian Rakos, novo presidente da Associação Mundial de Bioenergia (WBA), reflete sobre o rumo da Bioenergia à escala mundial e apresenta as suas principais linhas de trabalho bem como fala das ambições do seu mandato.

Christian Rakos, presidente da Associação Mundial de Bioenergia (WBA)

Christian Rakos, presidente da Associação Mundial de Bioenergia (WBA).

O responsável considera que uma das principais tarefas da WBA é explicar as complexidades envolvidas na utilização moderna da bioenergia de uma forma que o público compreenda.
Para o conseguir, durante o seu mandato a WBA irá promover o uso de tecnologia de ponta para assegurar a eficiência e baixas emissões e também o estabelecimento de um debate aberto com organizações ambientais para alcançar uma visão comum sobre como a bioenergia pode contribuir para o desafio de descarbonizar o fornecimento de energia.

Com uma quota de 13% da procura global total de energia, a bioenergia é de longe a energia renovável mais relevante do mundo, à frente da eólica e fotovoltaica ou mesmo da nuclear, que em conjunto contribuem com 4%.

"Com uma contribuição tão significativa para o fornecimento global de energia, a bioenergia continua a receber pouco reconhecimento público e atenção na planificação da política energética", considera Christian Rakos.

Segundo Rakos, há várias razões: a primeira é a natureza descentralizada do consumo, dominado à escala global pela madeira, e da produção, gerida principalmente por pequenas e médias empresas, mesmo nas formas mais industrializadas de bioenergia (pellets, biodiesel, biogás).

Esta natureza descentralizada traz vantagens, tais como a sua capacidade de gerar empregos locais e a sua independência dos mercados internacionais. E também desvantagens, tais como uma fraca estrutura setorial que dificulta a comunicação conjunta adequada face às grandes empresas petrolíferas ou de gás.

Outra razão é que, à escala global, grande parte da sua utilização ainda se baseia em tecnologias e práticas primitivas, tornando difícil associar a bioenergia à utilização moderna de energias renováveis.

Para Rakos, o público e os decisores políticos não estão conscientes das enormes melhorias técnicas que têm sido feitas na utilização da bioenergia.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial