Panasonic Portugal: nova aquarea all in one

Para onde caminha a Bioenergia?

O Instalador17/07/2020

Christian Rakos, novo presidente da Associação Mundial de Bioenergia (WBA), reflete sobre o rumo da Bioenergia à escala mundial e apresenta as suas principais linhas de trabalho bem como fala das ambições do seu mandato.

foto

Christian Rakos, presidente da Associação Mundial de Bioenergia (WBA).

O responsável considera que uma das principais tarefas da WBA é explicar as complexidades envolvidas na utilização moderna da bioenergia de uma forma que o público compreenda.
Para o conseguir, durante o seu mandato a WBA irá promover o uso de tecnologia de ponta para assegurar a eficiência e baixas emissões e também o estabelecimento de um debate aberto com organizações ambientais para alcançar uma visão comum sobre como a bioenergia pode contribuir para o desafio de descarbonizar o fornecimento de energia.

Com uma quota de 13% da procura global total de energia, a bioenergia é de longe a energia renovável mais relevante do mundo, à frente da eólica e fotovoltaica ou mesmo da nuclear, que em conjunto contribuem com 4%.

"Com uma contribuição tão significativa para o fornecimento global de energia, a bioenergia continua a receber pouco reconhecimento público e atenção na planificação da política energética", considera Christian Rakos. 

Segundo Rakos, há várias razões: a primeira é a natureza descentralizada do consumo, dominado à escala global pela madeira, e da produção, gerida principalmente por pequenas e médias empresas, mesmo nas formas mais industrializadas de bioenergia (pellets, biodiesel, biogás).

Esta natureza descentralizada traz vantagens, tais como a sua capacidade de gerar empregos locais e a sua independência dos mercados internacionais. E também desvantagens, tais como uma fraca estrutura setorial que dificulta a comunicação conjunta adequada face às grandes empresas petrolíferas ou de gás.

Outra razão é que, à escala global, grande parte da sua utilização ainda se baseia em tecnologias e práticas primitivas, tornando difícil associar a bioenergia à utilização moderna de energias renováveis.

Para Rakos, o público e os decisores políticos não estão conscientes das enormes melhorias técnicas que têm sido feitas na utilização da bioenergia.

Toyotomi Ar Condicionado - Japan
Smart Cities Summit 22 - 24 de septiembre de 202020 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Summit 2020O InstaladorVulcano: o parceiro certo para um apoio totalEfcis série Jade o AR condicionado com purificador ARO InstaladorTektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubreAdene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Climamed del 10 al 12 de enero 20201O Instalador Acompanhe no FacebookBosch esquentadores com baixas emissões de NOx

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial