Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Classificação da eficiência hídrica nos edifícios

Texto: Filipa Newton | ADENE - Agência para a Energia21/07/2020
Um instrumento de valorização dos projetos imobiliários na gestão eficiente da água.

A ocorrência de secas e de cheias é um problema crescente no nosso país e na Europa, tornando-se imperativo desenvolver soluções para uma melhor e mais eficiente utilização da água. O grande desafio de melhorar a eficiência hídrica dos edifícios requer iniciativas que respondam à necessidade de adaptação à mudança climática, incluindo metodologias promotoras de soluções e medidas técnicas para a otimização do uso da água e a sua reutilização nos edifícios. Para dar resposta a este desafio, a ADENE lançou o AQUA+.

AQUA +

Simples, ágil e voluntário para classificar o uso eficiente da água nos edifícios

Imagen

Promovendo o uso da 'Água na medida certa', o AQUA+ é um instrumento que permite, de forma simples, ágil e voluntária, avaliar e classificar o uso eficiente da água nos edifícios, tendo por base a avaliação do desempenho das infraestruturas e dispositivos que usam a água num edifício, esteja este em fase de projeto, construído, em reabilitação ou em uso.

O AQUA+ utiliza uma metodologia inovadora a nível mundial e pioneira na Europa, desenvolvida pela ADENE com a colaboração de entidades do sistema científico e tecnológico nacional e com o acompanhamento da APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

1. Moradias do Belas Clube de Campo, com Classe Hídrica A
1. Moradias do Belas Clube de Campo, com Classe Hídrica A.
Com o AQUA+ os promotores imobiliários e os consumidores podem agora solicitar a avaliação do desempenho hídrico do seu imóvel por um Auditor Qualificado AQUA+, classificando os seus imóveis (Classe Hídrica do imóvel) numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente).
Além da Classe Hídrica, o AQUA+ fornece informação ao consumidor/promotor imobiliário quanto ao desempenho do imóvel no que respeita aos diferentes tipos de infraestruturas, equipamentos e dispositivos existentes (instalados ou em projeto) responsáveis pela utilização de água, nomeadamente: fontes e redes de água, usos exteriores, eficiência dos dispositivos, equipamentos de lavagem (máquinas de lavar loiça e roupa) e água quente sanitária.
São também identificadas as oportunidades de melhoria que podem ser implementadas para reduzir o consumo de água e de energia associada ao uso da água, dando indicação do potencial de poupança de água e poupança combinada água + energia.
Imagen
A sua aplicação conduz, assim, à realização de investimentos económica e ambientalmente mais racionais, valorizando e distinguindo os imóveis mais eficientes e assegurando um uso mais racional da água.

O AQUA+ é um instrumento que permite, de forma simples, ágil e voluntária, avaliar e classificar o uso eficiente da água nos edifícios

O AQUA+ recorre a auditores qualificados, formados e reconhecidos pela ADENE, após frequência do Curso de Consultores e Auditores AQUA+ de Eficiência Hídrica em Edifícios Residenciais. A próxima edição deste curso decorrerá nos dias 23, 24 e 30 de setembro.

A classificação AQUA+ para edifícios residenciais está já a ser utilizado por promotores, gabinetes de projeto (arquitetura e/ou especialidades de engenharia), bem como por particulares, que pretendem diferenciar-se pela utilização mais eficiente da água, contribuindo para um futuro mais sustentável.
Neste quadro, o Belas Clube de Campo é membro Pioneiro AQUA+ aplicando este referencial de eficiência hídrica a todas as tipologias dos novos edifícios do Lisbon Green Valley – apartamentos e townhouses, tendo estas alcançado a classe hídrica A. Torne-se membro AQUA+ e faça parte deste ecossistema inovador.
Em breve, o AQUA+ estender-se-á a outras tipologias de imóveis nas áreas do turismo, comércio e serviços.

Mais informação: www.aquamais.pt.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial