Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Valongo integra rede Intelligent Cities Challenge da Comissão Europeia

O Instalador10/07/2020
Valongo foi um dos dois únicos municípios portugueses selecionados para integrar a rede Intelligent Cities Challenge (ICC), que envolve 100 municípios europeus.
Imagen

O município tem agora a oportunidade única de ter consultoria especializada e altamente qualificada, por um grupo de especialistas com know-how em escala global; rever estratégias e prioridades, com base em estudos e pesquisas realizados por especialistas, participar nas iniciativas relacionadas com as cidades inteligentes, que incentivam o contato e o intercâmbio de ideias e experiências entre várias cidades, aprender com as cidades mais inovadoras da União Europeia, integrar uma rede internacional de inovação e cooperação, trabalhando em prol dos objetivos de desenvolvimento tecnológico e sustentável.

“A presença do Município de Valongo nesta rede de cidades inteligentes é crucial para desenvolvermos uma visão macro do potencial do nosso território, numa perspetiva global, integrada, inteligente, ecológica, sustentável e tecnológica, a acima de tudo, usufruir dos recursos que são disponibilizados às cidades participantes”, salienta José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.

De acordo com o autarca, a integração na rede ICC permitirá uma gestão ativa e sustentável do território e a redefinição de estratégias de acordo com os dados obtidos, ao nível do turismo, meio ambiente e da segurança. “Além do impacto na qualidade de vida dos cidadãos e visitantes, acreditamos que este projeto contribuirá vivamente para promover uma cidadania ambiental ativa e inclusiva”, sublinha José Manuel Ribeiro.

O Intelligent Cities Challenge é uma das mais recentes iniciativas da Comissão Europeia para construir uma Europa Verde, promovendo um crescimento inteligente e sustentável nas cidades europeias. É uma oportunidade única para envolver as cidades da UE numa comunidade que utiliza tecnologias avançadas, para enfrentar a crise da pandemia e reconstruir a sua economia, enquanto as orienta na direção de um crescimento sustentável, verde e inteligente. Isto ajudará as cidades a melhorar a qualidade de vida e criar novas oportunidades para suas empresas locais.

O município de Valongo assume-se como território anfitrião pelo seu fabuloso património natural.

As características únicas das serras de Santa Justa e Pias, que integram o Parque das Serras do Porto, classificado como Paisagem Protegida Regional, fazem com que Valongo seja escolhido por muitos como destino de passeios, atividades desportivas e visitas para fins educacionais.

Neste contexto, torna-se premente dar a conhecer mais e melhor o território, o seu património natural, cultural e as suas dinâmicas territoriais, investindo na promoção do turismo inteligente e sustentável, com o compromisso de proteger o meio ambiente e preservar a natureza, incentivando à participação ativa da própria comunidade, ao uso eficiente dos recursos, a fim de promover o bem-estar, a saúde e a segurança dos cidadãos.

Mais informação sobre este projeto aqui.

REVISTAS

VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial