Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Isopan instala painéis sandwich Isoventro Plus Extreme em exploração de Saragoça

O Instalador30/06/2020
Numa parcela com mais de 70.000 m2 em Ejea de los Caballeros (Saragoça), está localizada a nova exploração pecuária desenhada pela CADA Ingeniería. A cobertura foi projetada com o sistema de painéis sandwich Isoventro Plus Extreme da Isopan, para garantir a eficiência do sistema de ventilação e o conforto dos animais.
Imagen

Um dos fatores que mais influência tem no desenho de uma exploração é o sistema de ventilação que vai ser instalado, assim como a tipologia estrutural das naves, dado que são elementos que interferem na manipulação e bem-estar dos animais.

Partindo deste objetivo, a equipa de engenheiros da CADA optou por um sistema de ventilação forçada automatizado para construir a nova exploração pecuária Valdemanzana localizada no município Ejea de los Caballeros de Saragoça. Esta decisão, contrariamente a quando se opta por ventilação natural, permite instalar naves mais largas para otimizar os custos da estrutura e aproveitar melhor a ocupação sobre o terreno.

O seguinte elemento de construção valorizado no desenho deste equipamento zootécnico foi a cobertura. Uma boa escolha contribui para manter os parâmetros de conforto no interior no que se refere à temperatura, humidade e sensação térmica, minimizando as perdas energéticas e assim reduzindo os custos de climatização.

“Os valores de humidade e temperatura determinam o funcionamento do sistema de ventilação e climatização na exploração. No caso da temperatura interior, esta deve permanecer num intervalo de valores estabelecido entre 21 °C e 28 °C aproximadamente. Abaixo do valor mínimo devem funcionar os sistemas de ventilação mínima para controlo da humidade, o caudal de ventilação vai aumentando conforme aumenta a temperatura ambiente, acima do valor máximo a ventilação é insuficiente e deve funcionar a refrigeração a 100% da sua capacidade”, explicam na ingeniería CADA.

Por este motivo, optou-se por materiais de construção que garantam um bom nível de isolamento térmico e minimizem as pontes térmicas.

“Do total da superfície em contacto com o ar exterior, cerca de 25% corresponde às paredes de fecho da nave, enquanto que a superfície de cobertura pressupõe 75%. Além disso, nas paredes existem sempre elementos imprescindíveis que quebram a continuidade do isolamento: janelas de entrada de ar, portas de acesso, espaços para a passagem das instalações, etc. É por isso que é da máxima importância dispor de um bom isolamento da cobertura”, indicam os engenheiros.

Imagen

Para construir as coberturas das naves de 16.000m2 no total, os engenheiros optaram por utilizar o sistema Isoventro Plus Extreme da Isopan que, ao contar com um painel de aço com 5 camadas, oferece grande resistência mecânica e uma ótima manutenção da cobertura durante a sua vida útil. Os painéis isolantes com 50 mm de espessura foram dispostos com uma inclinação de entre 20 e 30%. O seu núcleo é de poliuretano, enquanto que as chapas de aço contam com um revestimento exterior apto para ambientes agressivos com elevada concentração de amoníaco e humidade e outro para a parte interior feita com uma lâmina de poliéster. Estes acabamentos especiais da Isopan contribuem para melhorar a durabilidade dos painéis relativamente a ambientes agressivos externos e internos.

O sistema de montagem dos painéis sandwich permite a selagem das juntas e, dessa forma, minimiza as perdas através das mesmas ao mesmo tempo que oferece uma espessura isolante contínua em toda a sua superfície. Isto oferece um elevado nível de estanquidade que evita tanto a passagem da água e da humidade, como o de gases, contribuindo assim para a eficácia do sistema de ventilação. “A título de exemplo”, explica a CADA, “observa-se que nas coberturas de chapa, às primeiras horas da manhã, é evacuada a água de condensação da humidade do ar. Este fenómeno não é tão observável noutros tipos de coberturas feitas com materiais mais porosos, como o fibrocimento, nas quais parte dessa humidade parece ser absorvida pela cobertura”.
Para além de cumprirem os requisitos de resistência, durabilidade, estanquidade e isolamento requeridos pelo projeto, os painéis sandwich também oferecem rentabilidade dado que, como podem ser instalados rapidamente, o investimento na obra foi recuperado antes do que teria sido caso se tivesse optado por outro material.
Imagen

Ficha técnica

Projeto: Exploração VALDEMANZANA

Localização: Ejea de los Caballeros (Saragoça)

Engenharia: Consultores Ambientales de Aragón SL (C.A.D.A)

Superfície da parcela: 72.583 m2

Solução Isopan: Sistema de painéis sandwich para cobertura ISOVETRO PLUS EXTREME.

Superfície dos painéis Isopan: 16.000 m2

Fotógrafo: Josema Cutillas.

foto

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial