Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Aquecimento: projeto Harp divulga primeiros resultados

O Instalador30/06/2020

Projeto europeu visa motivar os consumidores para o planeamento da substituição dos equipamentos de aquecimento antigos e ineficientes que dispõem nas suas casas, por uma solução moderna, combinando a eficiência energética e as fontes de energia renovável.

Imagen

O projeto HARP publicou a primeira newsletter com alguns dos resultados já alcançados.

Saiba o que leva o consumidor a adotar sistemas de aquecimento eficientes ou quais as soluções disponíveis no mercado.

Para não perder as próximas edições subscreva a newsletter aqui.

Mais sobre o HARP.

Conheça o projeto

O projeto HARP – Heating Appliances Retrofit Planning é financiado pela União Europeia através do programa-quadro de investigação e inovação Horizonte 2020, com a participação de 5 Estados-Membros: Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha.

O principal objetivo do HARP é motivar os consumidores a planear a substituição dos seus sistemas de aquecimento atuais (que utilizam combustíveis fósseis, e muitas vezes já se encontram em mau estado e são ineficientes), por alternativas mais eficientes.

Entre os 126 milhões de caldeiras instaladas na União Europeia cerca de 60% são ineficientes (com classe energética C ou inferior).Contudo, geralmente, os consumidores não se encontram cientes da ineficiência dos seus sistemas de aquecimento, nem dos custos associados.

Através de uma aplicação online, a desenvolver no âmbito do projeto – a HARPa – os consumidores e profissionais poderão obter uma etiqueta indicativa da classificação do seu sistema de aquecimento.

A aplicação fornecerá uma estimativa dos custos associados ao sistema de aquecimento instalado (consumo de energia, manutenção, …), uma visão geral das alternativas mais eficientes disponíveis no mercado, bem como uma lista dos seus benefícios (economia de energia e custos, redução de emissões de CO2…) e co-benefícios (melhoria da qualidade do ar interior, redução de ruído…).

Também serão listados os incentivos e apoios financeiros disponíveis a nível nacional, tendo em vista a substituição dos aparelhos de aquecimento ineficientes por uma alternativa mais eficiente e, assim, motivar os consumidores a planear a sua substituição. A HARPa estará disponível em duas versões diferentes: uma versão básica para os consumidores e uma versão avançada dedicada a profissionais (que poderão fornecer orientações mais detalhadas aos consumidores, em relação às soluções de substituição adaptadas às suas necessidades).

foto

REVISTAS

VulcanoSoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Panasonic: a tua casa poupa. O planeta também.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    06/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    29/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial