Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Webinar

ERSE analisou modelos de partilha de energia no autoconsumo coletivo

27/06/2020

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) realizou, a 25 de junho, o primeiro Webinar ERSE que teve como tema a 'Partilha de Energia no Autoconsumo Coletivo'.

Imagen

No evento participaram como oradores Miguel Matias, da Self Energy UK, Cláudio Monteiro, da FEUP, e António Amorim, da EDP Distribuição, tendo contado com uma audiência de 388 participantes.

A ERSE pretendeu com este seminário online dar início ao debate em torno da futura evolução do Regulamento do Autoconsumo (Regulamento n.º 266/2020), de modo a permitir aplicar em 2021 todas as modalidades de autoconsumo previstas no Decreto-Lei n.º 162/2019.

Alinhados com os objetivos da transição energética em curso, de descarbonização, descentralização e digitalização através da incorporação de inovação tecnológica na utilização de energia, o autoconsumo coletivo e as comunidades de energia renovável assumem-se como sistemas de partilha de energia renovável entre unidades de produção para autoconsumo e instalações de consumo geograficamente próximas.

A eletricidade renovável produzida num autoconsumo coletivo ou comunidade de energia renovável é partilhada entre os seus membros, de acordo com regras definidas pelos próprios. As regras de partilha podem refletir critérios como a contribuição para o investimento nas unidades de produção, a comparticipação dos encargos com o autoconsumo ou a minimização de excedentes (energia não consumida no autoconsumo e injetada na rede).

A legislação prevê que a entidade gestora do autoconsumo define coeficientes fixos de repartição da produção ou que a partilha se processe em proporção do consumo de cada instalação de utilização participante no autoconsumo.

O primeiro Webinar ERSE concentrou-se no tema da partilha de energia, nomeadamente na concretização da chave de partilha, tendo sido apresentada por Miguel Matias a experiência do Reino Unido e realçada a importância de permitir que a chave de partilha possa ser ajustada a modelos dinâmicos.

Cláudio Monteiro apresentou quatro modelos de repartição da energia produzida pelas várias unidades de produção da comunidade de energia: por coeficiente fixo, por consumo, hibrido ou hierárquico. Finalmente, António Amorim, falou sobre o papel dos operadores de rede na operacionalização do autoconsumo coletivo e das comunidades de energia, revelando que estão instalados 2,9 milhões de contadores inteligentes em BTN, dos quais 2,1 milhões já em telegestão, e que existem no país 17 mil unidades de produção em autoconsumo.

Qualquer evolução regulamentar que venha a ocorrer deverá ter em conta as diferentes perspetivas envolvidas e considerar os custos e os benefícios associados à operacionalização das novas soluções encontradas.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial