Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Investimento ronda os 700 milhões de euros

Tayan Energy anuncia mais de 1 GW de projetos fotovoltaicos em Espanha, Portugal e Itália

O Instalador02/06/2020

A Tayan Energy, empresa partilhada entre a Shanghai Electric e a Eland Private Equity, com sede em Madrid, anunciou mais de 1 GW de projetos fotovoltaicos confirmados em três países europeus.

A associação, formada no ano passado para desenvolver produção de energia renovável na Europa, celebrou acordos em Espanha, Portugal e Itália, que a tornam um dos mais ativos promotores de energia solar fotovoltaica do continente europeu. Com um importante programa de 'investimento verde' e à medida que a Europa sai da pandemia, a Tayan diz estar ”bem posicionada para aproveitar esta oportunidade”.

Imagen

A Tayan gere um processo integrado, desde o co-desenvolvimento dos projetos, passando pelo financiamento, até à construção e exploração dos parques solares. O investimento total para esta fase será de cerca de 700 milhões de euros.

Andrew Macdonald, diretor executivo conjunto da Tayan, refere que esta operação "representa a primeira fase dos objetivos da empresa comum e estamos satisfeitos com os progressos realizados até agora. A Tayan está a concentrar-se em modelos híbridos solares fotovoltaicos e de armazenamento de energia de bateria. Estamos a considerar vários projetos de armazenamento no Reino Unido, que é o mercado mais desenvolvido da Europa e o modelo para o futuro".

Detalhes do projeto

  • Tayan Espanha: a Tayan associou-se à Isemaren e colocou 50 milhões de euros em depósitos da rede. Até à data, a Tayan tem 400 MW com a rede confirmada para a RTB e um importante gasoduto em curso. Enrique Calvo, Diretor Geral da Isemaren, afirma: "no Sul da Europa a produção de energia fotovoltaica já é um mercado altamente competitivo, agora estamos a definir o ritmo para liderar a transição para a energia verde”.
  • Tayan Portugal: A Tayan estabeleceu uma parceria com a Inovolt e está a co-desenvolver projetos de 650MW, estando prevista a construção do primeiro mega projeto de 300MW no início do próximo ano. Isto inclui 15 MWh de armazenamento de energia. Gonçalo Oliveira, Diretor Geral da Inovolt, realça: "com a experiência e os recursos da Tayan podemos concretizar mega projetos que realmente fazem a diferença para a rede portuguesa". "Portugal foi o primeiro país da Europa a comprometer-se com a neutralidade de carbono em 2050", recorda.
  • Tayan Itália: A Tayan estabeleceu uma parceria com a Limes Renewable Energy, uma das principais empresas italianas de desenvolvimento de energias renováveis. Os primeiros 55 MW de projetos desenvolvidos pela Limes foram recentemente adquiridos pela Tayan e ambas as partes estão a desenvolver em conjunto um projeto inicial de 330 MW adicionais. Cristiano Spillati, Diretor Geral da Limes, salienta que "O mercado italiano das energias renováveis está à beira de um novo renascimento, com pelo menos 30GW de capacidade solar fotovoltaica a acrescentar até 2030, e graças à parceria com a Tayan seremos um dos principais motores do mercado e construiremos alguns dos seus primeiros projetos".

Miguel Domenech, subdiretor-geral da Tayan, afirma que "tal como referido no anúncio desta semana da Comissão Europeia, vai haver agora um grande impulso para as energias renováveis na Europa e estamos bem colocados para aproveitar esta oportunidade".

A parceria com a Tayan representa uma das empresas comuns mais estratégicas da Shanghai Electric como investidor e operador nos mercados europeu e britânico.

A empresa, que está cotada nas bolsas de Hong Kong e Xangai, emprega 47.000 pessoas em todo o mundo.

foto

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial