Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Simulador de preços de energia da ERSE atinge 3,5 milhões de simulações em dois anos

29/05/2020

O simulador de preços de energia, lançado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) há dois anos, no Dia Mundial da Energia, que se assinala esta sexta-feira, registou já 3,5 milhões de simulações, tendo mais de metade dos utilizadores encontrado preços inferiores ao seu atual contrato.

Imagen

O simulador de preços da ERSE compara todas as ofertas comerciais disponíveis no mercado liberalizado para os consumidores domésticos de eletricidade e de gás natural em Portugal continental1.

Reúne a informação de mais de 370 tarifários, de um total de 24 comercializadores na eletricidade e de 9 comercializadores no gás natural, com ofertas ativas para consumidores domésticos.

A ERSE recomenda que os consumidores usem um simulador de ofertas comerciais pelo menos uma vez por ano: em janeiro, para a eletricidade, e em outubro, para o gás natural, dado o calendário de aprovação das tarifas2.

Dois anos após o seu lançamento, foi usado por cerca de 175 mil utilizadores e realizou 3,5 milhões de simulações. O inquérito realizado aos utilizadores do simulador revela que mais de metade (56%) encontrou preços mais baixos face ao seu contrato atual e 81% manifestou a sua intenção de mudar de comercializador.

Tanto os consumidores que ainda estão no mercado regulado como os que já se passaram para o mercado liberalizado, devem manter-se informados e procurar ofertas comerciais mais vantajosas através do simulador de preços de energia da ERSE.

A título de exemplo, verifica-se que, na simulação para um consumidor de eletricidade com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo resulta numa fatura mensal de 33,08 euros, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo de mais de 10 euros ao mês3. Não gaste em energia quando pode guardar para si.

Já o simulador de potência contratada, disponibilizado pela ERSE em 2019, também no Dia Mundial da Energia (que se assinala todos os anos a 29 de maio), permite aos consumidores escolher a potência contratada mais adequada ao seu caso particular e registou, desde o lançamento, um total de 30 mil utilizadores e de 120 mil simulações.

A redução da potência permite, em média, poupanças de 22 euros anuais por cada redução de escalão. Se o consumidor tiver informação sobre os preços dos escalões de potência contratada praticados pelo seu comercializador, pode usar a calculadora disponibilizada pela ERSE, para calcular o impacto concreto na sua fatura.

A mudança de escalão de potência contratada é gratuita e basta contactar o comercializador.

Este ano, a ERSE lançou outra ferramenta destinada aos consumidores, um novo simulador de rotulagem, que vai ao encontro das preocupações crescentes da sociedade em matéria de sustentabilidade ambiental. Desde o seu relançamento, no final de fevereiro, já foi utilizado por 1700 pessoas.

Com estes três simuladores, a ERSE espera continuar a contribuir para o aumento da capacitação do consumidor de energia na sua abordagem ao mercado liberalizado de eletricidade e de gás natural, mais sofisticado e com mais escolhas.

Prosseguindo o objetivo de reforço da literacia dos consumidores em matéria de energia, a ERSE tem lançado diversos vídeos didáticos, como a 'Mudança de Comercializador', 'Como ler a fatura', 'Resolução de Conflitos'.

1O simulador de preços de energia da ERSE mostra todas as ofertas comerciais disponíveis para consumidores em Baixa Tensão Normal (eletricidade) e em Baixa Pressão <10 000m3

(gás natural).

2Na eletricidade as tarifas reguladas pela ERSE vigoram de 1 de janeiro a 31 de dezembro. No gás natural as tarifas reguladas pela ERSE vigoram de 1 de outubro a 30 de setembro.

3Os valores apresentados já incluem as taxas e impostos aplicáveis com exceção da taxa DGEG e ignoram as ofertas com serviços adicionais obrigatórios.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial