Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Agora é necessária a retoma do investimento público, diz a AICCOPN e a AECOPS

Construção sustém primeiro impacto da pandemia

28/05/2020

Conjuntura da Construção relativa ao mês de maio de 2020 revela que o setor ainda que atravesse, à semelhança da generalidade dos setores económicos, um período difícil e incerto, susteve o primeiro impacto da pandemia de Covid-19 no setor, tornando-se agora imperiosa a retoma do investimento público.

Imagen

O impacto em termos económicos do estado de emergência imposto no nosso País na sequência do surto de Covid-19 é ainda de difícil mensuração, mas reflete-se já nos mais recentes valores dos indicadores disponíveis, tanto os relativos à economia em geral, como os referentes ao setor da Construção em particular.

Assim, a estimativa rápida do PIB elaborada pelo INE para o primeiro trimestre de 2020 aponta para uma queda homóloga de 2,4% e uma redução de 3,9%, face ao último trimestre de 2019, ambas em termos reais.

Segundo o INE, “a contração da atividade económica reflete o impacto da pandemia Covid-19 que já se fez sentir significativamente no último mês do trimestre". De salientar que não se registava uma variação homóloga negativa do PIB desde o 3º trimestre de 2013.

Já no que concerne ao setor da Construção em particular, de acordo com o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas - Covid-19, promovido pelo INE, e analisando os resultados apurados na semana de 20 a 24 de abril (em pleno estado de emergência), 8,5% das empresas de construção declararam ter suspendido temporariamente a atividade ou encerrado definitivamente.

Do total das empresas, 62,9% registaram uma redução no volume de negócios, e num terço dessas essa diminuição foi superior a 50%. Ainda de referir que 45,0% das empresas viram reduzido o número de pessoas efetivamente a trabalhar, sendo que 24,1% dessas apontaram para uma diminuição superior a 50% no número de trabalhadores.

Em termos quantitativos o Índice de produção da Construção, também da responsabilidade do INE, registou, no primeiro trimestre do ano, uma variação homóloga acumulada de -0.6%. Ainda que esta queda não seja muito expressiva, este índice, que mede a produção da construção em termos mensais, não apresentava uma variação homóloga negativa desde o final de 2016, mostrando, desde então, uma recuperação sustentada, que se verificou até fevereiro de 2020.

De igual modo, os resultados do primeiro trimestre do Inquérito ao emprego, do INE, apontam para uma redução de 2,1%, em termos homólogos, do número de trabalhadores do setor da construção, que rondaram os 302 mil até março de 2020 (menos 6,5 mil do que no trimestre homólogo de 2019).

Em termos da procura dirigida ao setor da Construção, é de assinalar que, em termos acumulados até ao último mês para o qual existe informação disponível, mantêm-se níveis positivos de intenção de investimento, quer público quer privado.

No entanto, quando analisados os números mensais:

  • no mês de março, registaram-se quebras significativas face à média dos dois meses anteriores, tanto nas licenças emitidas para fins residenciais como não residenciais;
  • no mês de abril, os valores dos concursos abertos e dos contratos celebrados, no mercado das obras públicas, caíram 49% no caso dos concursos lançados e 18% no caso dos contratos celebrados, quando comparados com os respetivos valores médios mensais apurados no primeiro trimestre do ano, apesar de, em termos homólogos acumulados, se manterem variações positivas, de 30,2% e 10,5%, respetivamente.

"Assim, ainda que a Construção atravesse, à semelhança da generalidade dos setores económicos, um período difícil e incerto, regista um menor impacto imediato sobre a sua atividade, uma vez que a declaração de Estado de Emergência não determinou a suspensão das obras, a exemplo do que se passou na generalidade dos países. A sua evolução dependerá, em absoluto, das medidas de recuperação económica que vierem a ser adotadas que, no caso da Construção, tem de passar por um aumento significativo do investimento público", refere a AICCOPN e a AECOPS, em comunicado.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Daikin - Ar CondicionadoSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial