Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

WATTer Skills cria novas profissões para a transição energética e hídrica

18/05/2020

No dia 4 de março realizou-se na ADENE - Agência para a Energia uma reunião de stakeholders setoriais, no âmbito do projeto europeu WATTer Skills (Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia no setor da construção e reabilitação), que permitiu obter contributos de diversas entidades para os objetivos e ações do projeto.

Imagen

O projeto WATTer Skills ambiciona contribuir para a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade na UE de dois novos perfis profissionais: especialistas e técnicos de Eficiência Hídrica em Edifícios. Deste modo, além de fomentar a criação de novas profissões e empregos, a medida pretende facilitar a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu.

A reunião de constituição do Grupo Nacional de Stakeholders Setoriais do WATTer Skills contou com a participação de entidades setoriais e representantes sindicais do Conselho Setorial para a Qualificação da Construção Civil (CSQ), bem como de entidades, ordens profissionais e associações dos setores da engenharia, arquitetura, construção, água e ambiente, nesta fase de balanço sobre o desenvolvimento do projeto e respetivos conteúdos, e também da evolução futura e cursos que dele resultarão.

O feedback das entidades participantes, fundamentais no desenvolvimento do projeto, confirmou a importância da implementação do projeto em Portugal e na UE, o qual permitirá a criação de novas profissões chave para a transição energética e hídrica: “Técnicos de Eficiência Hídrica” e “Especialistas de Eficiência Hídrica em Edifícios”. Com uma clara manifestação de interesse por todas as entidades representadas, foi reforçada a relevância do mesmo na vertente das qualificações e adaptação do mercado de trabalho às novas realidades, bem como no que diz respeito às preocupações com a escassez dos recursos hídricos.

Dando resposta às necessidades do mercado, com os dois níveis de formação que propõe, o projeto abrange todo o espetro de profissionais relacionados com a construção de edifícios. Os participantes assinalaram ainda a necessidade de articulação com as entidades gestoras de serviços de águas e águas residuais, além do envolvimento de fornecedores e fabricantes, numa interação que decorrerá ao longo de 2020, fundamental para a concretização bem sucedida dos objetivos do projeto.

Obtenha mais informação sobre o projeto AQUI e fique atento às próximas ações-piloto a realizar até final de 2020.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial