Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Eletricidade: os projetos que marcam o setor

O Instalador13/05/2020

No contexto do setor da Eletricidade damos a conhecer dois projetos em marcha no país. Saiba mais na edição impressa de junho da nossa revista.

Começamos com dois exemplos de empresas associadas da AIPI - Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação: a Castro Lighting e a Villa Lumi.

Galeria de Arte na Suíça

A Castro Lighting apresenta-nos um projeto numa Galeria de Arte na Suíça.

A história da Castro Lighting escreve-se ao longo de mais de 40 anos na indústria do design de iluminação, mantendo sempre um espírito pioneiro na proposta de coleções e desenvolvimento de projetos especiais.

Galeria de Arte, Suíça. Um projeto da Castro Lighting

Galeria de Arte, Suíça. Um projeto da Castro Lighting.

Compreender um projeto e superar a expectativa de cada cliente é imperativo. Cada vez mais os elementos de iluminação, apesar de se integrarem numa fase final da remodelação de um espaço, necessitam de um projeto com atenção máxima aos detalhes. São vários os fatores influenciadores: dimensões, materiais, décor, funcionalidade dos espaços, etc.

Este projeto na Suíça foi extremamente aliciante uma vez que decorar uma galeria de arte é um trabalho específico, que carece de uma atenção especial, tendo em conta a experiência a proporcionar no espaço. Mantendo o foco na arte e utilizando a iluminação apenas como complemento ao ambiente, esta galeria tem duas áreas distintas: uma zona de estar com um toque moderno e minimalista e uma zona principal onde se destacam as obras de arte.

A fusão de ambas as peças de iluminação de geometria simples permitiu criar uma interligação das duas áreas que se pretendia que fossem também distintas. As coleções Metis e Halma deram luz a este projeto. Ambos os designs são dotados de linhas modernas, com dimensões proporcionais ao espaço. O Metis destinado à zona principal, suspenso sobre uma lindíssima pintura; o Halma já numa zona mais reservada, utilizado como foco de luz sobre uma mesa na zona de estar.

Hotel Intercontinental - Palácio das Cardosas

Falamos agora de outro projeto, da Villa Lumi, no Hotel Intercontinental – Palácio das Cardosas, um projeto de grande dimensão com responsabilidade estética nas luminárias concebidas para os diferentes espaços.

O antigo Convento dos Lóios, datado do século XIX, foi reconvertido no ano de 2011 para um Hotel de 5 estrelas, mantendo as suas características clássicas. O desafio da Villa Lumi foi criar peças de iluminação de cariz intemporal e ecléticas que se enquadrassem na arquitetura dos espaços, mas que fizessem a transposição para a época contemporânea.

O objetivo foi alcançado através de formas tipológicas que nos remetem ao imaginário Neoclássico e Romântico muito característico dessa época.

Exemplo disso são os lustres dos espaços públicos que foram reinterpretados a nível cromático, como vemos na primeira imagem, e a nível formal onde se estilizou a forma, mas sempre mantendo na sua essência o Romântico e o Neoclássico.

Fruto dessa estilização surgiram as luminárias dos quartos, que através de acabamentos como o níquel e o espelhado trazem formas clássicas para os dias de hoje. Colunas arquitetónicas deram origem a candeeiros de pé e de mesa.

Algumas peças mais contemporâneas, como é o caso do candeeiro de teto que fica sobre as mesas das suites, trazem um toque de sofisticação e leveza. Foram usadas peças de vidro que outrora se lapidavam, aqui, usadas em bruto num chuveiro de brilhos cristalinos, iluminando e captando o olhar para quem quer usufruir do espaço.

Nos corredores principais usaram-se lanternas Clássicas de forma hexagonal com um acabamento mais contemporâneo, o Níquel.

Este projeto é o resultado da boa comunicação entre o cliente, o gabinete de desenvolvimento da Villa Lumi e os seus artífices.

Projeto do hotel Intercontinental - Palácio das Cardosas, da autoria da Villa Lumi

Projeto do hotel Intercontinental - Palácio das Cardosas, da autoria da Villa Lumi.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial