A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no quadro das suas funções de regulação do setor do gás de petróleo liquefeito (GPL), irá calcular e divulgar no seu sítio da internet o valor máximo dos preços deste combustível durante o Estado de Emergência decorrente da pandemia de Covid-19.
Estes preços, fixados pelo Governo, começam a ser aplicados hoje.
Os preços regulados do GPL engarrafado para o mês de abril, referentes às taras standard em aço, nas tipologias T3 e T5, são aplicáveis a partir das 00 horas de segunda-feira, dia 20 de abril de 2020, em todo o território do continente.
O valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5 kg e 13 kg, é de 21,15 euros e 22 euros, respetivamente.
Já o GPL propano, também na tipologia T3, terá um preço máximo de 18,20 euros, na garrafa de 9 kg, e de 22,24 euros, na garrafa de 11 kg.
No que toca à tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35 kg, os 63,04 euros e, na garrafa de 45 kg, 81,05 euros.
Caberá à entidade nacional dos serviços energéticos, ENSE EPE, a fiscalização no terreno do cumprimento do referido Despacho.
A ERSE disponibiliza ainda no seu sítio da internet, com o objetivo de promover a literacia dos consumidores de gás de garrafa, os seguintes materiais informativos:
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal