Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APREN: a voz renovável de Portugal

Texto: Pedro Amaral Jorge | Presidente da APREN14/04/2020

A APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis é a voz da eletricidade renovável em Portugal desde outubro de 1988, sempre com a missão de representar os seus Associados e de promover as energias renováveis na geração de eletricidade.

Imagen

Atualmente a APREN representa mais de 90% do total da potência instalada de fontes de geração de eletricidade renovável em Portugal, o equivalente a 12,8 GW de potência instalada, distribuída por 446 centros eletroprodutores pertencentes a Associados da APREN, todos eles localizados em território nacional.

A APREN viu, em 2019, um crescimento substancial do seu portfolio de Associados – 45% face a 2018 –, contando hoje com um total de 125, distribuídos por diversas áreas de atividade do tecido empresarial. Da totalidade dos Associados, 65 constituem pessoas singulares ou coletivas que geram eletricidade renovável, nos quais se incluem também autoconsumidores de eletricidade renovável. Os restantes pertencem a áreas que suportam as atividades e desenvolvimento do setor renovável em Portugal, a todos os níveis: tecnológico, científico, legal e de aprovisionamento.

Não obstante o crescimento, notoriedade e diversidade do conjunto de Associados da APREN, a Associação procura sempre estar atualizada através da contínua busca de conhecimento relevante e aplicável, em todos os elos da cadeia de valor do setor elétrico, fundamentais ao desenvolvimento do mesmo em Portugal. Isto dá à APREN uma maior capacidade para propor soluções e sugestões de conteúdos para elaboração de políticas que sustentem a progressão do setor de forma sustentada, sustentável e custo-eficiente, rumo à descarbonização.

Neste sentido, um dos grandes objetivos e atividades da Associação, é um contínuo trabalho e diálogo com os organismos oficiais e com a tutela, na elaboração de contributos e seguimento da implementação de políticas energéticas para Portugal, adequadas aos objetivos nacionais de descarbonização da economia, promovendo assim o aproveitamento e valorização dos recursos endógenos renováveis para geração de eletricidade.

Na condução dos seus desígnios, a APREN posiciona-se dando todos os contributos que lhe são possíveis, para que seja possível cumprir os objetivos consolidados na versão final do PNEC 2030 (Plano Nacional de Energia e Clima) entregue à CE a 31 de dezembro de 2019. A Associação irá contribuir no que lhe compete para o reforço do espírito de colaboração e de unidade com todas as entidades envolvidas na condução deste setor, com especial destaque para: Ministério do Ambiente e Ação Climática, Ministério das Finanças e respetivas Secretarias de Estado, DGEG, APA, REN, EDP Distribuição, EDP Serviço Universal, ERSE, ENSE, as CCDRs, o ICNF e as Câmaras Municipais.

Para assegurar a constante atualização das temáticas e tendências do setor, tanto ao nível nacional como comunitário, a APREN tem ainda um forte envolvimento com entidades oficiais e outras Associações europeias, o que possibilita o acompanhamento da política energética europeia e da evolução do setor nos restantes Estados-membros, bem como a representação da nossa visão junto do Parlamento, Comissão e Governos Europeus.

A APREN viu, em 2019, um crescimento substancial do seu portfolio de Associados – 45% face a 2018 –, contando hoje com um total de 125, distribuídos por diversas áreas de atividade do tecido empresarial

A Associação desenvolve várias atividades periódicas e pontuais de promoção das energias renováveis e de apoio aos seus Associados, tais como conferências e workshops – com destaque para a sua grande conferência anual, Portugal Renewable Energy Summit –, publicações digitais e impressas, e o Prémio APREN, uma iniciativa que pretende distinguir e divulgar teses académicas relacionadas com a eletricidade renovável.

Todo o trabalho de defesa do setor realizado pela APREN tem sempre o importante input e colaboração direta dos seus Associados, visando refletir as suas visões e preocupações, de forma a representar uma única voz junto das entidades oficiais e do público em geral.

Motivada pela sua missão e responsabilidade social, a Associação dedica-se ainda à promoção da literacia energética e ambiental dos cidadãos, numa ótica de sensibilização para a importância das energias renováveis na transição energética.

Convidamo-lo a saber mais sobre a APREN e a juntar-se a nós no desenvolvimento das energias renováveis em Portugal em: www.apren.pt.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.SoliusBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial