Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ainda faltam 20 anos para a Alemanha se livrar do carvão e do nuclear

O Instalador25/03/2020
Em Brokdorf, Hamburgo, há uma central nuclear que começou a funcionar já lá vão 35 anos. Mas a 31 de dezembro de 2020, essa realidade vai mudar, sendo que será desativada, uma medida que faz parte do plano do Governo alemão para parar toda a produção nuclear até 2022.
Central nuclear de Brokdorf
Central nuclear de Brokdorf

De acordo com a Euronews, algumas vozes críticas no país alegam ser impossível o país abandonar o carvão e a energia nuclear ao mesmo tempo.

No caso do carvão, no sul da Alemanha, por exemplo, prevê-se que a central de Moorburg esteja operacional até 2038, ano em que todas as centrais de carvão do país vão ter de estar encerradas.

Para Manfred Braasch, diretor da ONG internacional Friends of the Earth, citado pela Euronews, a mudança é necessária.

“Nem o carvão, nem a energia nuclear têm futuro. É por isso que precisamos de mudar a produção de energia na Alemanha e na Europa”, defende.

O plano é preencher o vazio deixado pelas energias tradicionais com as energias renováveis, como a eólica ou a solar.

Em 2019, a quota de produção líquida de eletricidade com fontes renováveis chegou aos 46%, ultrapassando pela primeira vez os combustíveis fósseis.

Mas com novas regras a restringir a localização de campos de energia eólica, todo o plano de transição energética pode estar comprometido.

Angela Merkel decidiu, após o desastre de Fukushima em 2011, estabelecer um prazo para o fim da energia nuclear na Alemanha.

O sucesso dessa medida não vai ser avaliado em 2022, quando a última central nuclear fechar, mas sim em 2038, depois de a última centra de carvão ser encerrada. Será então que a Alemanha poderá avaliar se de facto as energias renováveis vão preencher a lacuna deixada pelas energias nuclear e do carvão.

Central de Moorburg

Central de Moorburg.

REVISTAS

VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial