Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Entrevista Thermosite

“Há que apostar em soluções eficientes”

Entrevista: Ana Clara | Jornalista e Diretora; Fotos: Thermosite20/03/2020

Pedro Soares e Luís Chedas, ambos diretores da Thermosite, analisam, em entrevista a’O Instalador, o mercado nacional e os objetivos para este ano da empresa especializada na comercialização de equipamentos de Climatização e Água Quente Sanitária para os profissionais. Recorde-se que a Thermosite dispõe de equipas sempre disponíveis para acompanhar os profissionais desde o projeto, apoio em obra e assistência no pós-venda.

Pedro Soares (à esquerda) e Luís Chedas (à direita)
Pedro Soares (à esquerda) e Luís Chedas (à direita)

O Instalador: Fale-me um pouco da história da Thermosite no mercado português?

Pedro Soares: a Thermosite começou por desenvolver uma plataforma para colocar em contacto os clientes finais aos profissionais da climatização e águas quentes sanitárias (AQS). O primeiro passo foi o desenvolvimento de um software que de uma forma automática dimensionava uma instalação, em função das necessidades do cliente, e orçamentava imediatamente (ainda está disponível no nosso site, em www.thermosite.com). Apesar de ter sido desenvolvido de forma complexa, do ponto de vista da utilização, o software é muito simples e intuitivo. De tal forma, que a Thermosite, tendo participado no Energia de Portugal, um programa de aceleração de Startups, patrocinada pela EDP e pelo Expresso, foi considerada a melhor proposta dessa edição da área da energia. Isto deu-nos muita visibilidade e permitiu fechar uma série de parcerias. Entre outras, começamos a representar marcas com sistemas de gestão climática de edifícios, pavimento radiante, solar e tornamo-nos agentes de equipamentos de ar condicionado.

Descreva-me os produtos de climatização e Água Quente Sanitária (AQS) que a marca comercializa.

Luís Chedas: nós distribuímos todos os equipamentos ligados à climatização e às AQS. Isto engloba o Ar Condicionado, os GMV, que são os VRF da GREE, as Bombas de Calor: de climatização, de AQS e de Piscinas, as Caldeiras: murais, de chão, a gás, a gasóleo ou a biomassa, os radiadores e toalheiros, o pavimento radiante, os ventiloconvectores, uma gama de controlo e componentes para sistemas hidráulicos. A nossa gama é muito completa.

Imagen

Que marcas representam e em que segmento?

Luís Chedas: o único segmento que trabalhamos é o do cliente profissional. As marcas que representamos são a GREE, que é o maior fabricante do mundo de Ar Condicionado, mas que também fabrica bombas de calor, ventiloconvectores e desumidificadores, a SIME, que é um dos principais fabricantes de caldeiras italiano, com duas fábricas em Verona: uma fundição de ferro fundido (de onde saem os melhores corpos de caldeiras em ferro fundido) e uma fábrica de desenvolvimento, assemblagem e teste de todo o tipo de caldeiras. Da SIME ainda trabalhamos os seus sistemas solares. Representamos ainda a RESIDEO, que é uma multinacional que surge do spinn-off da HONEYWELL, e são os fabricantes de todo o sistema Honeywell-Home, que é um sistema de termostatos para o conforto e climatização, bem como para sistemas de segurança com controlo por wifi. Fabricam ainda válvulas de segurança, de 3 vias, redutoras de pressão, de equilíbrio, contadores de água e entálpicos, enfim… tem uma infinidade de soluções.

A ventilação, o solar e o piso radiante são outras áreas comerciais da Thermosite. Fale-me um pouco dos produtos/serviços disponibilizados.

Pedro Soares: na ventilação e no pavimento radiante temos parcerias diretamente com fábricas e estamos a desenvolver produtos com a nossa marca, ajustados às necessidades que sentimos que o mercado procura. O nosso conceito é termos sempre a solução que se adapte ao cliente e nunca o contrário. Tentamos que as nossas ofertas sejam suficientemente flexíveis para conseguirmos esse ajuste às reais necessidades do cliente. Apostamos na proximidade com os profissionais que são nossos clientes, com os gabinetes de engenharia, e esse apoio regular que damos é uma das nossas maiores valias.

Imagen

Quais são as estratégias da empresa para este ano de 2020 e quais os objetivos para o mercado nacional?

Pedro Soares: a estratégia é a consolidação das marcas nossas parceiras. No final do ano passado, por motivos alheios, fomos forçados a mudar a nossa representação de Ar Condicionado. Felizmente surgiu a GREE, marca com a qual já tínhamos trabalhado por muitos anos e com muito sucesso. Esta alteração mudou muitos aspetos, mesmo em canais de distribuição. Podemos dizer que foi e é um desafio muito aliciante. O objetivo é mantermos o crescimento das vendas que temos vindo a conseguir ano após ano.

Como olha para o setor em Portugal e que desafios e entraves destaca?

Luís Chedas: notamos que os portugueses se preocupam cada vez mais com o conforto. Não só no aquecimento, mas também no arrefecimento. Há uma tendência para a eficiência energética, o que tem vindo a aumentar as vendas de soluções com bomba de calor, incluindo o Ar Condicionado, mas também soluções novas híbridas (caldeiras com Bomba de Calor), como a SIME tem desenvolvido. Outra tendência é o controlo desde o telemóvel. Cada vez há mais procura pelas soluções, nomeadamente da Resideo/Honeywell-Home de termostatos com apps de controlo. O desafio é ajudar o cliente final a escolher a solução mais adequada às suas necessidades.

No caso da formação, qual a importância que tem para a Thermosite e que ações costumam fazer?

Luís Chedas: o nosso apoio tem sido de proximidade. Os nossos clientes têm cada vez mais os horários muito preenchidos, e pouco tempo para parar. Para ajudar temos disponibilizado apoio em obra. Isto permite que os profissionais façam formação em contexto de trabalho. Vamos também organizar formações em Lisboa, no Porto e em Faro. Serão formações teóricas, com apresentação das diferentes gamas.

Na ventilação e no pavimento radiante temos parcerias diretamente com fábricas e estamos a desenvolver produtos com a nossa marca, ajustados às necessidades que sentimos que o mercado procura. O nosso conceito é termos sempre a solução que se adapte ao cliente e nunca o contrário - Pedro Soares

Gostava que deixasse uma mensagem final ao mercado.

Pedro Soares: este ano é um ano em que ganha importância a obra nova sobre as recuperações, que agora começam a abrandar. É também um ano com muitas obras em hotéis (ainda). Há que apostar em soluções eficientes. Temos todos que pensar no custo de toda a vida dos sistemas. Não podemos só pensar no custo da instalação. E esta ideia tem que ser transversal a todo o ecossistema. É um interesse maior do cliente final, que é quem vai pagar as contas da energia, mas se não formos nós a alertar das poupanças reais dos custos de utilização, não vamos passar a mensagem correta. Da nossa parte estamos a focar neste aspeto, oferecendo sistemas da maior eficiência, e com controlo adequado, para permitir poupanças reais, dando sempre o apoio técnico necessário.

foto

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial