Por Rui Horta Carneiro | Associação KNX Portugal
09/03/2020A KNX é a norma mundial com uma resposta integrada com produtos e equipamentos de cerca de 500 fabricantes a nível mundial e utilizando apenas uma ferramenta de programação (ETS), com recurso a um conjunto completo de meios de comunicação (TP, PL, RF e IP).
A KNX é hoje a norma técnica com mais importância na Domótica. Responde com as melhores soluções para todos os tipos de edifícios de escritórios, para residências, em aeroportos, em universidades, em armazéns inteligentes, em hotéis e em hospitais.
O grande desafio hoje, porém, neste tempo em que gerimos edifícios de forma integrada e inteligente, com enormes benefícios de Eficiência Energética e de Conforto, é o de garantir também a Segurança dos Sistemas de Controlo. Segurança já não apenas no sentido da fiabilidade e do controlo destes Sistemas, mas também no sentido da inviolabilidade do Sistema de Gestão dos edifícios através da internet.
Para responder a este enorme desafio de segurança de redes em edifícios, a KNX desenvolveu o KNX Secure que oferece o mais alto nível de segurança em todo o mundo no domínio da Domótica e dos Edifícios Inteligentes.
A KNX assegura os mais elevados requisitos de segurança cibernética em todo o mundo. A arquitetura de segurança KNX Secure, padronizada de acordo com a norma EN 50090-4-3, bloqueia com sucesso os ataques de hackers à infraestrutura digital de edifícios, garantindo assim a máxima proteção.
Os desenvolvimentos da KNX responderam a este novo risco de ataque às redes de edifícios e implementaram conceitos sofisticados de proteção para edifícios. O resultado foi a arquitetura de segurança KNX Secure, que conta com algoritmos de segurança padronizados segundo a norma ISO 18033-3, como a encriptação AES 128 CCM, para prevenir ataques a infraestruturas digitais de edifícios e garantir a proteção de redes e de dados.
O KNX Secure consiste essencialmente em dois mecanismos: o KNX IP Secure protege a comunicação IP entre as instalações do KNX. Para este efeito, o KNX IP Secure estende o protocolo IP de tal forma que todos os telegramas e dados transferidos são completamente encriptados. Ao mesmo tempo, o KNX Data Secure protege os dados do utilizador, incluindo os dados trocados com os vários terminais, utilizando a encriptação e a autenticação. Ambos os mecanismos podem ser combinados e usados em paralelo para alcançar a máxima segurança. A KNX recorre, assim, a um sistema de dupla proteção da rede do edifício para maior segurança.
Sublinhando ainda mais esta liderança da KNX na questão da segurança, o KNX IP Secure foi reconhecido como um padrão de segurança internacional, o EN ISO 22510. O novo padrão ISO foi publicado no final de novembro de 2019 e foi criado especificamente para abranger a comunicação de dados abertos para automação em edifícios e gestão do edifício via KNXnet / IP. Dada a crescente consciência as sobre ameaças cibernéticas às quais os edifícios inteligentes estão expostos e o aumento resultante nos requisitos de segurança para automação, a mais recente padronização ISO destaca o papel da KNX como líder global em tecnologia.
Constitui, assim, uma vantagem a opção por um sistema de controlo e gestão de edifícios que seja simples, totalmente integrado e multi-fabricante, mas igualmente capaz de resistir a invasões digitais e ataques às redes dos edifícios. Essa é mais uma vantagem das soluções KNX.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal