Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Análise de lubrificantes: fator determinante para melhorar a fiabilidade de parques eólicos

Texto: Beatriz Graça | Responsável pelo Laboratório de Análise de Lubrificantes do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial

04/03/2020
A fiabilidade de turbinas eólicas depende, em grande parte, do bom funcionamento dos equipamentos que as constituem - como as caixas multiplicadoras, rolamentos e veios, entre outros. Equipamentos estes que operam em condições extremas, sujeitos a variações de carga, diferenças de temperatura e ambientes contaminantes.
Imagen

Consequentemente é cada vez mais evidente que a correta lubrificação destes equipamentos, e posterior monitorização do lubrificante, é uma tarefa primordial para a fiabilidade, melhoria da manutibilidade e redução de custos na gestão de parques eólicos.

O óleo lubrificante de qualquer tipo de aplicação mecânica contém informação extremamente relevante sobre a condição do equipamento que lubrifica, e fornece vários indicadores sobre como esta condição poderá evoluir caso não se tomem medidas corretivas. E as turbinas eólicas não são exceção.
Questões como: “existe desgaste severo no equipamento?”, ”existe contaminação?”, "o óleo está degradado?”, encontram resposta na análise de lubrificantes, que permite a deteção atempada de avarias prematuras e fornece um apoio fundamentado para as decisões da manutenção.

Desta forma, podem ser implementadas ações proativas, ou pode ser feito um planeamento mais eficaz de medidas corretivas. Esta abordagem conduzirá a uma redução de custos de Operação e Manutenção dos parques e simultaneamente um aumento da vida útil dos vários equipamentos e componentes das turbinas eólicas.

A Análise de Lubrificantes permite detetar os seguintes problemas que conduzem a avarias frequentes:
  • Degradação acelerada do lubrificante
  • Contaminação externa (água, partículas, etc.)
  • Fadiga do material desgaste (abrasivo, corrosão, adesão, etc.)
  • Intervalos estendidos na substituição do óleo
  • Uso/seleção incorreta do óleo
  • Manuseamento incorreto do óleo
  • Medidas de controlo de contaminação inadequadas (filtragem, vedação, etc).

A "falha” do lubrificante desencadeia a "falha” no equipamento e vice-versa. Um programa de análise de lubrificantes deve ter a capacidade de identificar ambos os modos de falha.

INEGI também contribui para a manutenção de equipamentos em parques eólicos

As pistas obtidas com a análise, quando interpretadas por técnicos com experiência e conhecimento adquirido na área da tribologia e engenharia de manutenção, contribuem para que os equipamentos tenham uma vida útil longa e livre de problemas.

Questões como: “existe desgaste severo no equipamento?”, ”existe contaminação?”, "o óleo está degradado?”, encontram resposta na análise de lubrificantes, que permite a deteção atempada de avarias prematuras e fornece um apoio fundamentado para as decisões da manutenção

É o caso da equipa dedicada à área de Tribologia, Vibrações e Manutenção Industrial do INEGI, que reúne competências para atuar na melhoria da fiabilidade, desempenho e eficiência de lubrificantes e equipamentos em diversos tipos de indústria.

Na área da Energia Eólica tem desenvolvido diferentes estudos de acompanhamento, não só de monitorização do estado de condição de lubrificantes (massas e óleos) em numerosos parques eólicos nacionais, como também no diagnóstico de avarias de rolamentos e de sistemas de engrenagens.

Para além desta área de intervenção, realiza estudos no sentido de desenvolver soluções para transmissões mecânicas eficientes, investigando-se não só a geometria das engrenagens e dos rolamentos, mas também a influência do lubrificante no desempenho de caixas de engrenagens.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial