Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ESI lança modelo baseado em seguro que apoia transição energética nas PME

O Instalador19/02/2020
BCSD Portugal é parceiro do projeto H2020 Energy Savings Insurance (ESI) Europe que visa tornar as PME mais competitivas. Projeto considerado um dos instrumentos mais promissores para mobilização de investimento em eficiência energética.
Imagen

O Energy Savings Insurance (ESI) Europe, projeto financiado pelo programa de Investigação e Inovação da União Europeia (Horizonte 2020), com o objetivo de promover a realização de investimentos em eficiência energética pelas Pequenas e Médias Empresas (PME), lançou o modelo GoSafe with ESI que contribui para a redução dos riscos de implementação e garante a poupança energética estimada pelos fornecedores de tecnologia.

Desenvolvido para estimular empresas de diferentes setores a utilizar energia com maior eficiência e com poupanças garantidas, o GoSafe with ESI consiste em três elementos: um acordo entre a PME e a empresa fornecedora de tecnologia, um seguro de poupança energética, a realizar com uma seguradora, e uma validação técnica dessa poupança, por uma entidade independente.

Caso a poupança energética prometida pela empresa fornecedora de tecnologia não se verifique, o seguro, com uma duração de 5 anos, adaptado às necessidades das PME, permitirá recuperar o valor da poupança estimada.

O modelo ESI foi reconhecido pelo Global Innovation Lab for Climate Finance como um dos instrumentos mais promissores para mobilizar investimentos do setor privado em eficiência energética, e as suas vantagens para as PME são, principalmente, a redução dos custos energéticos e de manutenção, o incremento da eficiência energética, da produtividade e da competitividade, a garantia de poupança futura de energia, o acesso facilitado a empréstimos para investimentos em eficiência energética e a redução do impacto ambiental através da diminuição do consumo energético e das emissões de gases com efeito de estufa.

A União Europeia (UE) estabeleceu uma meta de redução do consumo de energia em 20% até 2020 e propôs reduzir em 30% até 2030. Para atingir essas metas é necessário mobilizar investimentos significativos no setor privado. Considerando que 99% das empresas da UE são PME, estas representam uma oportunidade de mercado significativa para melhorias de Eficiência Energética (EE).

No entanto, esta oportunidade permanece em grande parte inexplorada devido à alta perceção de risco no que toca ao investimento em EE. Para ultrapassar este constrangimento, em fevereiro de 2018, foi iniciado o projeto Energy Savings Insurance (ESI) Europe, por um consórcio constituído pela Basel Agency for Sustainable Energy (BASE) na Suíça, a Federação Italiana de Eficiência Energética (FIRE), o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal (BCSD Portugal) e o EnergyLab em Espanha. Conta também com o apoio da United Nations Environment Programme Finance Initiative.

O BCSD Portugal é parceiro do projeto H2020 Energy Savings Insurance (ESI) Europe com o objetivo de tornar as PME portuguesas mais competitivas através da Eficiência Energética. Antes de chegar à Europa, o modelo ESI foi implementado com sucesso na Colômbia e no México e está a ser desenvolvido em mais dez países da América Latina e Ásia.

GoSafe with ESI - para empresas energeticamente eficientes

Para mais informação sobre o modelo ESI visite o site: https://gosafe-esi.com/pt-pt/ ou entre em contacto através do e-mail: rui.sebastian@bcsdportugal.org ou rita.giria@bcsdportugal.org. Para mais informações sobre o projeto europeu visite o site: https://www.esi-europe.org/pt-pt/ e siga no Twitter.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial