Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Assessoria

Abordagem integrada à área ambiental

Por: Dora Cruz, Paula Lopes e Maria Manuel Farinha11/02/2020
As exigências ambientais são cada vez maiores, levando as organizações a um controlo permanente e a criar uma abordagem integrada, que encontra resposta nos serviços de assessoria ambiental. Nesta matéria, o ISQ destaca-se pela experiência e pela inovação.
Imagen
Os requisitos legais em matéria de ambiente são vastos e as empresas que têm de cumprir toda a legislação em vigor sabem o quão exigente é a tarefa de garantir um controlo permanente.
À legislação há que juntar a preocupação, que se acentuou na última década, de reduzir os impactos ambientais e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Para fazer uma abordagem integrada de todas as componentes - controlo da poluição, proteção do ambiente no seu todo e gestão estratégica da área de negócio das organizações – a assessoria ambiental surgiu como resposta, um serviço prestado pelo ISQ.
O objetivo é assegurar o cumprimento dos requisitos legais, definindo, em cada momento, as medidas prioritárias a implementar, orientando os responsáveis na implementação das medidas, ou mesmo realizá-las. No final, a meta é reduzir custos, aumentar a eficiência, diminuir a pegada de carbono e apoiar a empresa no contacto com as entidades competentes.
Imagen
Em todos os processos, o ISQ conta com uma equipa de técnicos especializados e garante inovação através da coordenação e implementação de projetos de I&D, nacionais e internacionais, em parceria com a indústria e com outras entidades do sistema científico e tecnológico.

Como trabalha o ISQ na assessoria ambiental

Avaliação do ciclo de vida

Apoia na implementação da metodologia normalizada internacionalmente com vista à obtenção de informações detalhadas relativas ao desempenho ambiental de um produto, processo ou serviço.
Imagen
Desta forma, determina os principais aspetos e/ou potenciais impactes ambientais associados a cada uma das etapas do ciclo de vida desse produto, processo ou serviço, desde a aquisição ou extração de matérias-primas até à sua produção, uso e fim de vida. A assessoria ambiental é efetuada com recurso a software ECOPROSYS desenvolvido pela área de I&D, que permite a customização de modelos adaptados à organização.

Due Diligence Ambiental

Auditoria ou investigação realizada previamente a processos de fusão, aquisição ou incorporação de empresas ou propriedades. Consiste em investigar se estão em conformidade com a legislação ambiental, se existem passivos que possam depreciar o seu valor de mercado, garantindo que todos os ativos e passivos possam ser avaliados e contabilizados previamente à transação.

Análise de Risco Ambiental

Apoiar as empresas na contratação de uma garantia financeira para a Responsabilidade Ambiental. Tem por base um valor real e adequado ao caso em análise, a implementação de medidas corretivas, no caso de ocorrência de um dano ambiental, ou de medidas preventivas, no caso de ameaça iminente.

Pegada de Carbono

Metodologia desenvolvida para avaliar as emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa, causados por uma pessoa, organização, evento, serviço ou produto. Esta análise abarca todas as atividades do seu ciclo de vida (desde a aquisição de matérias-primas, até à sua gestão como resíduo).
Imagen

Estudo de Impacte Ambiental

Prestar apoio técnico em vários domínios, como paisagem, fauna, flora, ecologia, geologia, sócio -economia, solos, recursos hídricos, atmosfera, clima, património arqueológico e arquitetónico entre outros, durante todo o processo administrativo de AIA (Avaliação de Impacte Ambiental). No âmbito da AIA realiza também Estudos de Incidências Ambientais e Relatórios de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE).
Imagen

Estudos Ambientais em Fase de Construção

Apoiar nas atividades de proteção ambiental que se levam a cabo em fase de construção de uma nova instalação ou infraestrutura ou no decurso de obras de ampliação, remodelação ou manutenção de instalações existentes.
Imagen
O ISQ presta serviço de acompanhamento ambiental de empreitadas, que pode ser descrito como a definição, implementação e fiscalização da aplicação de medidas de gestão ambiental, incluindo medidas minimizadoras e de monitorização dos aspetos ambientais e impactes ambientais gerados durante a realização de uma empreitada de construção civil, tendo em conta as diferentes fases de construção.

Solos e Águas Contaminadas

Realização de estudos de avaliação da contaminação de solos e águas subterrâneas. Como suporte a esta atividade, o ISQ dispõe de um Laboratório que realiza a recolha de amostras em campo e a caracterização físico-química de um largo espectro de poluentes em solos e águas contaminadas.
O ISQ presta um serviço consolidado ao cliente através de estudos ao processo, que permitem caracterizar o solo, o seu estado de contaminação, perigosidade dos contaminantes e respetivos destinos, tendo por base o seu histórico e o respetivo uso futuro. Após este estudo é possível definir as medidas a adotar para os locais onde existam indícios ou evidências de solo contaminado ou de águas afetadas.
Imagen

Serviços de assessoria ambiental do ISQ

  • Avaliação do ciclo de vida
  • Due Diligence Ambiental
  • Licenciamento Único Ambiental
  • Pegada de Carbono
  • Responsabilidade Ambiental
  • Análise de Risco Ambiental
  • Solos e Águas Contaminadas
  • Declaração Ambiental de produto (DAP)
  • Estudos de Impacte Ambiental
  • Estudos Ambientais em Fase de Construção.

Tapada do Alvito e Antiga Fábrica dos Cabos de Ávila

As obras da “Tapada do Alvito” e da “Antiga Fábrica dos Cabos de Ávila” são exemplos de estudos recentes. De âmbitos distintos, ambos apresentam um elevado valor.

A obra da Tapada do Alvito consistia numa transação comercial do terreno com o passado histórico de uma pedreira, tendo passado por várias metamorfoses, a última das quais um depósito de lixo e sucata. Para perceber o valor da transação do terreno, era necessário avaliar o estado de contaminação do solo e o custo para uma remediação do mesmo, passando pela determinação volúmica de solo contaminado e respetivos custos para encaminhamento dos resíduos face ao grau de contaminação.

Com um objetivo diferente, a obra da Antiga Fábrica dos Cabos de Ávila tratava-se de um processo de licenciamento de descontaminação. Neste caso, era necessário remover solos contaminados com resíduos perigosos, mas também avaliar o risco para a saúde humana e ambiental de terrenos com contaminação que ficarão residentes, sendo necessário definir medidas eficazes para o uso futuro.

O papel do ISQ em todo este serviço passou pela avaliação histórica do terreno e respetivas atividades desenvolvidas ao longo do tempo, a elaboração de um plano de amostragem e definição de parâmetros a avaliar, a comparação com valores de referência, a análise da perigosidade, o cálculo de volumes, o encaminhamento de resíduos, a análise de risco, entre outros.

Adreta Plásticos

Os contributos do ISQ ao nível da assessoria em matérias ambientais têm sido absolutamente essenciais para a Adreta Plásticos, quer ao nível da avaliação e cumprimento da conformidade legal em matéria ambiental, quer no âmbito da implementação do Sistema de Gestão Ambiental.

Igualmente não descuramos, nem tão pouco podemos deixar de enaltecer, toda a colaboração que nos foi prestada em todo o processo de renovação da licença ambiental da nossa empresa, em particular todo o apoio que nos tem sido concedido pela Exma. Senhora Eng.ª Dora Cruz.

Podemos com toda a certeza afirmar que, de futuro, sempre que tal se justificar ou para tal formos solicitados, não deixaremos de aconselhar a terceiros os vossos serviços em matéria ambiental.

Rui Belo Silva

REVISTAS

VulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial