Carros elétricos: 2019 bateu novos máximos de vendas
O Instalador; Fontes: UVE06/01/2020 Em todo o ano de 2019, foram vendidos 13.023 veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicles). Dados são da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, que garante, bateu-se “novo máximo absoluto de vendas num só ano”.
Deste total, 7.225 são Veículos 100% Elétricos (BEV) e 5.798 são Veículos Híbridos Plug-In (PHEV).
“De salientar que durante 2019, e muito por força da entrada da Tesla em Portugal com o seu modelo mais popular - o Model 3, nos finais de cada trimestre registaram-se sempre picos de vendas por força da política da Tesla de só divulgar os números de vendas no final do trimestre”, refere a UVE.
O último trimestre registou um abrandamento nas vendas dos BEV por duas razões principais:
- Esgotou-se o plafond para os incentivos à aquisição dos veículos elétricos e muitas intenções de compra foram adiadas para janeiro de 2020 para poderem candidatar-se ao incentivo de 3.000 Euros.
- Algumas marcas adiaram as vendas já fechadas em 2019 para 2020 para já poderem ser contabilizadas as emissões zero dos seus modelos elétricos no total das emissões da cada construtor, pois a partir de janeiro de 2020 entrou em vigor o normativo europeu que penaliza as emissões acima dos 95 g/km de CO2.
Por marca, temos nos 100% elétricos (BEV), “a surpreendente entrada da Tesla, com o seu modelo mais popular e mais económico, o Model 3, que permitiu à marca destronar as duas marcas que até agora tinham repartido o primeiro lugar nas vendas: a Nissan e a Renault”, acrescenta a associação.
No que se refere aos PHEV, a grande vencedora foi a BMW com uma oferta muito diversificada dirigida fundamentalmente às frotas empresariais.
A UVE adianta ainda que "é agora claro o aumento exponencial nas vendas de Veículos 100% Elétricos e Veículos Elétricos Híbridos Plug-In, representando um parque automóvel de 37.079 veículos matriculados em Portugal (este valor inclui ligeiros e pesados, passageiros e mercadorias, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos), não estando contabilizados as importações de usados, cujos números ainda não foram divulgados".
Balanço e perspetivas para 2020
Como balanço final, “2019 foi um ano magnífico para as vendas de veículos elétricos em Portugal, tendo-se registado um aumento das vendas de automóveis elétricos ligeiros de passageiros de 56.7%, um aumento de mais 4.670 unidades, passando de 8.241 viaturas vendidas em 2018 para 12.911 viaturas vendidas em 2019”, salienta a UVE.
“Perspetivamos um ano de 2020 absolutamente disruptivo com a chegada de novas marcas e/ou novos modelos à mobilidade elétrica, como são os casos do Peugeot e-208, o SEAT Mii, o Opel e-Corsa, o Mazda MX 30, o VW ID3, o Volvo XC 40, o KIA e-Niro 64 kWh e KIA EV Soul 64 kWh, o Nissan Leaf 62 kWh, o Renault Zoe 52 kWh (com carga rápida CCS), o Tesla Model 3 SR (o modelo mais económico), e, também com aumento significativo da Rede Pública de Carregamento para veículos elétricos e de diversas Redes Privadas”, conclui a associação.