A Iberdrola terminou a construção da maior central fotovoltaica da Europa, “Núñez de Balboa”, situada na província de Badajoz, e prevê-se que comece a operar no primeiro trimestre de 2020.
O projeto obteve permissão para começar a trabalhar por parte do Ministério para a Transição Ecológica de Espanha, enquanto os testes por parte da Rede Elétrica de Espanha (REE) já arrancaram.
Com a finalização da “Núñez de Balboa”, que tem uma potência instalada de 500 megawatts (MW) e um investimento de 300 milhões de euros, a Iberdrola prossegue no seu plano público de energia verde em Espanha, que prevê a instalação de 3.000 MW até 2022.
A central ocupa uma superfície de cerca de 1.000 hectares, entre os municípios de Usagre, Hinojosa del Valle e Bienvenida, todos em Badajoz.
O projeto, em colaboração com a Ecoenergias do Guadiana, é um projeto renovável “emblemático“que bateu”recordes” com a instalação de 1.430.000 painéis solares, 115 inversores e duas subestações.
A central vai gerar energia limpa para abastecer as necessidades de 250.000 pessoas/ano e evitar a emissão de 215.000 toneladas de CO2 anuais.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal