Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Moçambique quer investimentos e gestão privada na produção e distribuição de eletricidade

O Instalador18/12/2019
O Fundo de Energia (Funae) em Moçambique anunciou a intenção de envolver o setor privado no fornecimento de energia, uma estratégia para flexibilizar os planos de expansão da rede elétrica no país.
Imagen

“O desejado seria que a Eletricidade de Moçambique [empresa pública] chegasse a todos os pontos do país, mas Moçambique é vasto e de populações dispersas. Há necessidade de encontrar outras soluções e, neste contexto, com pequenas mini-redes, poderemos ter privados a operar”, disse António Saíde, presidente do Conselho de Administração do Funae, em conferência em Maputo.

O plano do Governo é dar concessão para criação, gestão e comercialização de energia, através de mini-redes, principalmente nas zonas recônditas, no âmbito de reformas legislativas que estão a ser efetuadas no setor da energia desde novembro em Moçambique.

“O setor privado vai ser o parceiro estratégico que poderá acelerar na contribuição” do processo de eletrificação no país.

No âmbito deste plano, o Governo moçambicano compromete-se a criar condições de financiamento para atrair empresários de energia para áreas mais recônditas do país.

Estima-se que 32% de pessoas tenham acesso à rede elétrica em Moçambique, país com cerca de 28 milhões de habitantes, segundo o último censo populacional (2017).

A rede moçambicana é gerida pela empresa Eletricidade de Moçambique (EDM) desde a independência do país (em 1975).

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial