Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A RdA Climate Solutions integra o restrito consórcio de nove organizações europeias, liderado pelo Instituto Flamengo de Investigação Tecnológica

Smart Cities: PME portuguesa selecionada para juntar cidades e investidores na Europa

O Instalador16/12/2019
O desenvolvimento das cidades associado às recentes inovações tecnológicas e à necessária descarbonização e melhoria da qualidade de vida tem potenciado o crescimento do mercado das Smart Cities.
Imagen

No entanto, o atual volume de investimentos não está alinhado nem com a escala nem com o potencial existente. A European Innovation Partnership on Smart Cities and Communities (EIP-SCC) pretende constituir-se como um dos pilares que, em conjunto com todas as demais iniciativas e políticas do setor, inverta este cenário trazendo a inovação e a inteligência para as nossas cidades, independentemente da sua localização ou dimensão.

O objetivo da EIP-SCC é apoiar a Comissão Europeia na gestão e promoção de um conjunto de ações, nomeadamente na atualização do Marketplace, que se baseia numa plataforma que funciona como o balcão único das Smart Cites e que reúne as melhores práticas e projetos a nível europeu, dinamização de um conjunto de 6 clusters temáticos, integrando representantes dos principais agentes associados ao desenvolvimento de cidades inteligentes, e por último, promoção de um conjunto de atividades de formação, capacitação e de matchmaking.

“A EIP-SCC posiciona-se como o ponto fulcral das Smart Cities na Europa, onde todos os intervenientes podem encontrar informação dedicada sobre o que de melhor se faz, bem como terem acesso a um conjunto de atividades de capacitação e matchmaking que permitem fomentar os investimentos nas cidades”, afirmou Jorge Rodrigues de Almeida, Managing Director da RdA Climate Solutions, acrescentando que “o facto de a RdA ser a única empresa portuguesa a integrar o consórcio, aliado à desafiante responsabilidade de unir cidades e investidores, é resultado do nosso investimento na internacionalização e do envolvimento em projetos de inovação na área do financiamento sustentável”.

A RdA Climate Solutions integra o restrito consórcio de nove organizações europeias, liderado pelo Instituto Flamengo de Investigação Tecnológica (VITO), recentemente selecionado pela Comissão Europeia para gerir a EIP-SCC. A RdA será responsável pelas atividades de matchmaking, promovendo a ligação entre as cidades e promotores com investidores institucionais e pela coordenação do cluster “Business Models, Finance and Procurement”, apoiando as cidades na definição e utilização de modelos de negócio e financiamento inovadores.

Recorde-se que a Comissão Europeia pretende assegurar que a Europa seja o primeiro continente com uma economia neutra em carbono até 2050 prevendo apresentar muito em breve, entre outros, um “Green Deal” e um plano de investimento sustentável na Europa, com cerca de 1 bilião de euros ao longo da próxima década, financiados por fundos públicos e europeus, que certamente incluirão as cidades como beneficiários privilegiados, na medida em que estas são responsáveis por 60 a 80% das emissões de gases de efeito estufa na Europa.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial