Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Classificação da eficiência hídrica dos edifícios pioneira na Europa

ADENE atribui ao Belas Clube de Campo as primeiras aplicações do índice de Eficiência Hídrica

O Instalador09/12/2019

O Belas Clube de Campo é a primeira entidade a ser distinguida pela ADENE - Agência para a Energia, com o AQUA+, o novo índice de desempenho hídrico dos edifícios.

Imagen

Trata-se do primeiro instrumento de classificação da eficiência hídrica nos edifícios, que utiliza uma metodologia inovadora a nível mundial e pioneira na Europa, e pretende identificar e distinguir as boas práticas no uso eficiente dos recursos hídricos nos edifícios e urbanizações. Esta certificação coloca Portugal na primeira linha neste aspeto tão central para alcançar a sustentabilidade.

Reconhecido e amplamente premiado pela sua ação ambiental, o Belas Clube de Campo passa a materializar as primeiras emissões deste índice, em todas as tipologias dos novos edifícios do Lisbon Green Valley – apartamentos e townhouses. Todas alcançaram a classe hídrica A.

“A sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos energéticos e hídricos são incontornáveis e estão refletidos em todos os projetos que desenvolvemos, quer ao nível do urbanismo e campo de golfe, quer ao nível dos novos edifícios. Tudo é pensado para reduzir o impacto ambiental, aumentar a eficiência, contribuindo para um futuro melhor!” explica Gilberto Jordan, CEO do André Jordan Group.

Para a ADENE, que há muito se debruça sobre a relevância estratégica para Portugal da ligação entre a água e a energia “o Belas Clube de Campo é um exemplo na área da sustentabilidade e em particular nas questões hídricas, onde tem vindo a implementar soluções inovadoras na vanguarda das boas práticas de projeto e execução. Esta aplicação e distinção pioneira é, assim, natural e vem demonstrar que, mesmo perante um referencial exigente, a eficiência hídrica nos edifícios é já hoje possível e alcançável pelo setor da construção e do imobiliário”, refere Manuel Bóia, Administrador da ADENE.

São várias as medidas implementadas nos novos edifícios do Belas Clube de Campo para um melhor desempenho e eficiência hídrica, onde se destaca a instalação de diversos equipamentos com redutores de caudal, torneiras misturadoras certificadas para eficiência, autoclismos de dupla descarga e dupla entrada de água potável e água não potável reciclada), sistemas de rega eficientes nos espaços exteriores e paisagismo adaptado ao clima local, depósito de 5000 litros para rega alimentado por águas pluviais, pré-instalação para ETAR doméstica que permita o aproveitamento das águas cinzentas em autoclismos.

De referir ainda que, em todo o empreendimento, a gestão eficiente da água sempre foi uma prioridade existindo quatro lagos, os quais são responsáveis pela rega do golfe, cuja água provém das águas pluviais coletadas na urbanização e seis furos utilizados apenas quando a água armazenada nos lagos é insuficiente. Além disso, é feita uma gestão cuidadosa dos furos e lagos, e são realizados diversos estudos para otimização da rega com ajuda de uma estação meteorológica. Isto, a par de uma monitorização regular da qualidade da água.

A atribuição do primeiro número do índice AQUA+ de eficiência hídrica dos edifícios ao Belas Clube de Campo decorreu, na semana passada, no âmbito da “2ª Grande Conferência Água & Energia”, organizada pela ADENE, que contou com uma mensagem de abertura pelo Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

Entrega da certificação hídrica

Entrega da certificação hídrica.

REVISTAS

SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial