Bombas Grundfos obtenha ferramentas, formaçao e conhecimientos gratuitos

KNX: um sistema aberto e seguro para a inteligência dos edifícios

Rui Carneiro | Secretário Executivo da Associação KNX Portugal19/11/2019
O protocolo e a tecnologia KNX bem como o exemplo dos Prémios KNX Portugal são os temas abordados por Rui Carneiro neste artigo.
foto
O Cliente está cada vez mais exigente.
Todos sabemos que os clientes têm cada vez mais exigências no tipo de soluções que desejam adotar em sua casa, ou no seu escritório, ou no seu edifício inteligente.
Com o Protocolo KNX, todas as solicitações têm uma resposta. Flexibilidade e personalização infinitas na configuração de qualquer projeto de automação são uma realidade. Os dispositivos a instalar em qualquer edifício, qualquer que seja a sua função ou a sua marca ou fabricante, vão seguramente comunicar entre si. O KNX pode ainda ser integrado com outros sistemas de automação e até integrado com sistemas de gestão de pessoal ou de gestão hoteleira, por exemplo.
A tecnologia KNX e as soluções KNX são assim uma resposta para todos os desafios de automação, para qualquer tipo de edifício que exija controlo integrado, eficiência energética e conforto.

Um sistema seguro e protegido

Mas a par do controlo integrado, da eficiência energética e do conforto, outro aspeto é cada vez mais exigido pelos clientes: segurança. A segurança é uma exigência crescente em sistemas de automação que, além da comunicação entre dispositivos da rede elétrica, estão ainda conectados com sistemas exteriores ao edifício. A segurança é uma consequência direta da IoT - Internet of Things, que está a crescer exponencialmente e deverá ser responsável pela ligação de 75 biliões a 100 biliões de equipamentos já em 2025.
Na KNX estamos comprometidos em cumprir os mais altos requisitos de segurança do mercado. Também esta nova preocupação encontra resposta nas soluções KNX: o KNX Secure está integrado no software existente. Quer os dispositivos, quer a comunicação – os telegramas – têm normas de encriptação para proteção e segurança da rede inteligente do edifício.

Uma solução integrada e simples

A KNX tem 28 anos de experiência em automação de edifícios. Permite trabalhar com diferentes produtos de diferentes fabricantes. O KNX pode até ser acoplado a outros sistemas e é independente de qualquer hardware ou software, garantindo a simplicidade de um único sistema de gestão do edifício e a flexibilidade de crescer e adaptar-se facilmente no futuro.
Por isso a tecnologia KNX pode ser usada em edifícios novos e em renovações. Uma instalação KNX pode ser facilmente estendida e adaptada a novas necessidades. Esse é um trunfo adicional para todos quantos investem num edifício ponderando a sua exploração e a sua valorização.

O exemplo dos Prémios KNX Portugal

Por todas estas razões, os Prémios KNX Portugal são uma excelente montra da qualidade e versatilidade das soluções KNX.
Há alguns dias ficámos a conhecer os 18 Projetos que se submeteram a concurso neste ano de 2019. Foi gratificante ver a excelente engenharia aplicada a magníficos projetos de arquitectura: do campo de futebol ao projeto industrial; dos dois hospitais às vivendas luxuosas; de edifícios de escritórios a condomínios e a hotéis, os projetos apresentados cobriram todo o tipo de edifícios, na dimensão e na finalidade dos mesmos.

Venceram as três Categorias de Prémios KNX, três projetos de soluções KNX:

  • o Hotel PortoBay Flores, no Porto, uma renovação;
  • o Bairro Alto Hotel, em Lisboa, também uma renovação;
  • e o Hospital Internacional dos Açores, em Ponta Delgada, um edifício novo.
Estes são excelentes, mas apenas três dos muito bons exemplos de soluções KNX que vão sendo projetadas e realizadas pelos profissionais portugueses.
foto

Bairro Alto Hotel.

foto

Hospital Internacional dos Açores.

foto

Hotel PortoBay Flores.

Toyotomi Ar Condicionado - Japan
Junkers - Bosch bombas de calor supraeco WPassivhaus: vamos construir o fturo que queremos!O InstaladorAdene - Agência para Energia : eficiência tem classe CLASS +O InstaladorVulcano: cursos técnicos online 28 - 29 / 10, vagas limintadas20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0EVEx2020 23 - 27 de noviembre de 2020Climamed del 10 al 12 de enero 20201O Instalador Acompanhe no Facebook

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial