Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Mais de 40 fabricantes em exposição

Fórum Sanitop 2019: a inovação continua a marcar o setor

Reportagem e Fotos: Ana Clara21/10/2019

O Fórum Sanitop 2019, organizado pela Sanitop, realizou-se, este ano, na Quinta das Cruzadas, em Sintra. A revista O Instalador foi media partner do evento, e marcou presença com stand próprio.

A Quinta das Cruzadas, em Sintra, foi o local escolhido para receber o evento em 2019
A Quinta das Cruzadas, em Sintra, foi o local escolhido para receber o evento em 2019
A iniciativa, que se realiza desde 2006, juntou num só espaço, instaladores, arquitetos, engenheiros, fabricantes e muitos outros profissionais do setor.

Como já é habitual neste Fórum, foi um dia repleto de negócios, com centenas de pessoas a visitar a área de stands, onde as empresas expositoras tiveram oportunidade de apresentar e dar a conhecer produtos, soluções e sistemas na área da climatização, AQS, renováveis e energia. Ao todo, foram mais de 40 as marcas presentes. Sob o tema "Tecnologia em Casa", na mostra de produtos os fornecedores tiveram oportunidade de apresentar as novidades do mercado, nomeadamente produtos com integração de tecnologias smart, que permitem não só o controlo à distância, como também uma maior poupança e eficiência energética.

Durante todo o dia, tiveram lugar inúmeras palestras, dedicadas a temáticas atuais relacionadas com o setor. Uma das grandes novidades desta mostra foi o novo parceiro da Sanitop em ventilação: a Aldes. Líder de mercado na Europa, esta marca é atualmente representada em Portugal em exclusividade pela Sanitop na área da ventilação residencial. Com soluções inteligentes (home connected) e equipamentos de última geração, as suas soluções conferem às habitações um excelente rendimento, dada a sua tecnologia de recuperação de energia.

«Esta é uma área cada vez mais importante e procurada neste setor, pois estas soluções permitem a melhoria da qualidade do ar nas habitações, além de uma redução nos consumos energéticos e um aumento muito significativo no conforto», revela Miguel Pereira, gestor de produto da gama de climatização e energias renováveis da Sanitop.
Também na sua marca própria, a Insuatherm, a Sanitop apresentou diversas novidades, nomeadamente em soluções com recurso a energias renováveis. Foi o caso da nova caldeira a pellets Automatic Clean 20. Extremamente compacta, com design distinto e inovador a sua limpeza é totalmente automática. Da mesma forma, foram apresentadas novidades na área dos sistemas solares fotovoltaicos híbridos com acumulação por baterias de última geração.
Espaço de exposiçao de empresas

Espaço de exposiçao de empresas

Novas tecnologias dinâmicas para controlo de sistemas de climatização

Uma das palestras a que O Instalador assistiu foi a da Caleffi, dedicada ao tema das novas tecnologias dinâmicas para controlo de sistemas de climatização.

Na apresentação, Fernando Oliveira, do departamento técnico da Caleffi, abordou os dispositivos para balanceamento de circuitos, e lembrou que «os circuitos hidráulicos que alimentam as instalações de climatização devem ser balanceados, isto é, concebidos de modo a garantir, em todos os pontos, o caudal de fluido termovetor de projeto».

«Dependendo do tipo de instalação, dos aparelhos colocados e do tipo de controlo que se deseja realizar, são necessários dispositivos de balanceamento específicos», afirmou, lembrando que a Caleffi propõe uma linha completa de produtos e que está acessível no site da marca.

Palestra da Caleffi
Palestra da Caleffi
Os dispositivos para balanceamento dos circuitos podem ser classificados em função do seu modo de ação e do tipo de controlo que realizam no circuito hidráulico.
O responsável analisou ainda a questão do conforto térmico, que é, por definição, «a sensação de bem-estar termo-higrométrico que um indivíduo experimenta quando se encontra num ambiente fechado, com a intenção de desenvolver uma atividade».

Nestas condições de conforto, os mecanismos fisiológicos do corpo humano «atuam de forma correta no controlo da temperatura interna, através da troca de energia térmica e vapor de água com o espaço envolvente. A situação ideal de referência é denominada “neutralidade térmica”, em que o indivíduo não experiencia sensações de calor nem de frio».

Lembrou ainda que a climatização permite controlar a temperatura, a humidade relativa e a velocidade do ar dos ambientes habitados, sejam quais forem as condições climáticas exteriores e o período do ano. «Os organismos ASHRAE, REHVA e ISO elaboraram normas específicas para a obtenção do conforto térmico, que servem de referência às leis nacionais e internacionais aplicadas em matéria de climatização», adiantou. Saiba mais em: www.caleffi.com/portugal/pt.

Solzaima

Também a Solzaima promoveu uma palestra neste Fórum Sanitop 2019 sobre “novidades na tecnologia nos equipamentos a biomassa”.

Palestra da Solzaima
Palestra da Solzaima
Na apresentação foi feito um breve resumo do histórico da empresa, fundada em 1978, e que até aos dias de hoje «pautou sempre a sua visão na questão das energias limpas, renováveis e mais económicas». A empresa dedica-se há mais de 39 anos ao fabrico de equipamentos e soluções de aquecimento e biomassa, com destaque para os recuperadores de aquecimento central a água.

A Solzaima equipa anualmente mais de 20 mil habitações com soluções de aquecimento a biomassa. Saiba mais aqui: www.solzaima.pt.

Panasonic

Já a Panasonic apresentou ao público o tema “Tecnologia de bombas de calor na ‘Casa do Futuro’”.

Na apresentação da marca esteve em destaque a solução Aquarea, que fornece aquecimento, refrigeração e água quente sanitária com uma bomba de calor que é pouco mais amplo do que um armário de cozinha. Uma solução que oferece conforto, eficiência e reduzidos custos energéticos.
Apresentação da Panasonic
Apresentação da Panasonic
A bomba de calor Aquarea da Panasonic oferece poupanças até 80% nos custos da fatura de aquecimento em comparação com outros aquecedores elétricos. Trata-se do compromisso da Panasonic com ar condicionado abrangente para casas residenciais. Este sistema de aquecimento, arrefecimento e produção de água quente baseado na tecnologia de bombas de calor foi concebido com o objetivo de obter um consumo energético eficiente através da utilização de energias renováveis.
A bomba de calor ar-água Panasonic Aquarea promete poupanças de energia de até 78% através do uso de calor latente no ar, o que significa que com apenas 1kW de energia elétrica, é possível obter até 4,74 kW de energia térmica.

As bombas de calor ar-água Panasonic Aquarea proporcionam, assim, «a máxima eficiência e capacidade mesmo a -20º de temperatura exterior, criando um conforto perfeito em qualquer condição». Acresce ainda o lado ecológico, visto que pode ser ligada a painéis solares.

Por fim, a Panasonic lembrou que «a bomba de calor é o sistema mais amigo do ambiente no setor do ar condicionado. Sem combustíveis poluentes e sem processo de combustão, quase não há gases nocivos no processo de obtenção de calor, que possa afetar saúde ou o meio ambiente». Em 2011 foi considerado o sistema mais limpo pela Greenpeace. Saiba mais aqui: www.aircon.panasonic.eu/PT_pt/.

Mostra de produtos e soluções no Fórum Sanitop 2019
Mostra de produtos e soluções no Fórum Sanitop 2019

Entre outras apresentações que decorreram no Fórum Sanitop 2019, destacamos:

  • SANITANA: Tecnologia e inovação na casa de banho: o caminho para a eficiência na higiene diária;
  • RIELLO: Tecnologia de condensação aplicada a soluções para a área industrial e comercial;
  • GROHE: Sistema GROHE SmartBox – a solução encastrável universal para duche;
  • GRUNDFOS: As mais recentes tecnologias aplicadas em soluções de bombeamento doméstico;
  • ALDES: Ventilação inteligente com recuperação de energia;
  • TESTO: Tecnologia de vanguarda no suporte à instalação;
  • ARGOCLIMA: Aerotermia - a tecnologia global para a climatização e AQS da casa.

SANITOP

Fundada em 1993, a Sanitop assume-se como líder na distribuição a nível nacional de materiais para instalações sanitárias e de climatização, com o foco na eficiência energética, energias renováveis, conforto e soluções para reabilitação.

A Sanitop está no mercado para proporcionar as melhores soluções técnicas e não apenas para vender produtos isolados. Este posicionamento exige muito rigor na escolha dos parceiros fornecedores. A marca representa em exclusividade mais de duas dezenas de fabricantes europeus em Portugal, integrando as seguintes áreas:

  • Sistemas para instalação
  • Sanitários e torneiras
  • Climatização, energias renováveis e ventilação
  • Material elétrico
  • Assistência

O apoio ao cliente sustentado na proximidade sempre foi uma prioridade para a Sanitop. A marca tem atualmente uma rede nacional de mais de 20 pontos de venda, entre centros de atendimento a profissionais e showrooms, além de uma vasta equipa comercial, presente de norte a sul do país (continente e ilhas).

Com um grande foco no cliente, a Sanitop dispõe de uma equipa de colaboradores altamente profissionais e especializados, com competências técnicas e comerciais, em diversas áreas, entre elas:

  • SAC - Serviço de Apoio a Cliente
  • SAV - Serviço Após Venda
  • SAM - Serviço de aluguer de Máquinas
  • GAT - Gabinete de Apoio Técnico
  • Academia - Formação.

Durante o evento, Johan Stevens, diretor geral da Sanitop, fez questão de, também ele, deixar uma mensagem a todos os profissionais presentes, destacando a importância da inovação no seu setor. De espírito positivo, referiu que os próximos dois anos serão prósperos para o mercado e, por isso, acompanhar as tendências e novidades é muito importante, revelando ainda que a Sanitop quer ser o parceiro dos profissionais neste sentido. «Na Sanitop acreditamos que este tipo de soluções vai permitir diferenciarmo-nos e sobretudo criar mais valor, tanto para o instalador profissional como para o cliente final», revela o responsável que acredita que, neste último caso, será sobretudo a nível de conforto, eficiência energética e conectividade.

Com a sua empresa a crescer acima do mercado e com o aumento da sua quota de mercado, Johan Stevens agradeceu a todos os presentes esta conquista: «Obrigado a todos por este excelente resultado em conjunto», deixando a disponibilidade da sua empresa para o suporte total ao seus clientes, não apenas na oferta de novas soluções, mas também na formação em novas áreas, no suporte após venda, entre muitas outras áreas asseguradas pela sua proposta de valor.

Saiba mais em: www.sanitop.pt.

foto

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSoliusSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial