O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou, esta terça-feira, que já foram «instaladas» mais de um milhão de árvores no Pinhal de Leiria após o incêndio de outubro de 2017.
«Foram instaladas mais de 1.000.000 de árvores na área reflorestada. Até ao final da época de plantação foram reflorestados 1.093 hectares do Pinhal do Rei», informou fonte do ICNF, ao indicar que foram plantadas «mais de 20 espécies florestais, sendo das mais utilizadas o pinheiro bravo, o carvalho português e o sobreiro».
Na restante área afetada pelo incêndio, «foi implementado um programa de monitorização da dinâmica de regeneração natural de pinheiro bravo, numa área de cerca de 4.480 hectares».
Segundo o ICNF, «serão promovidas as intervenções adequadas para consolidação do repovoamento florestal dessas áreas através do aproveitamento assistido da regeneração natural».
O ICNF explicou ainda que, desde o incêndio, «apenas decorreram dois ciclos vegetativos, sendo que é necessário um período de três a quatro ciclos para que seja possível identificar os locais onde será necessário reforçar a regeneração natural com plantação».
Até ao momento, foi investido um montante superior a 1,1 milhões de euros neste processo. Mas «já foram lançados os concursos para operações adicionais de rearborização no montante de cerca de 2,5 milhões de euros».
Recorde-se que na tragédia de 15 de outubro de 2017, 49 pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas na região Centro do País.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal