Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

É preciso reutilizar mais eletrodomésticos e a Quercus quer saber quantas câmaras estão a ajudar os portugueses a repará-los

Carmen Lima | Coordenadora Centro Informação de Resíduos da Quercus11/10/2019

Celebra-se a 13 de outubro o Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), com o objetivo de alertar a população para a importância de reciclagem deste fluxo de resíduos.

Imagen
Para assinalar a data a Quercus lança um inquérito às autarquias para conhecer qual a ajuda que estas estão a dar aos seus munícipes na reparação e recuperação dos seus eletrodomésticos.
Este inquérito pretende avaliar as respostas de reutilização e conserto de eletrodomésticos ou projetos de doação ou vendas de eletrodomésticos em segunda mão.

Segundo Carmen Lima, da Quercus, «na realidade estamos a procurar conhecer como é que as Câmaras estão a introduzir os conceitos de economia circular, através da substituição do conceito de fim-de-vida pela reutilização, restauração e renovação dos eletrodomésticos e de outras tipologias de resíduos».

As respostas a este inquérito permitirão avaliar a realidade nacional em matéria de reutilização de eletrodomésticos, para as quais existem metas concretas, e que acabam por ser cumpridas porque estão englobadas nas metas de reciclagem, o que significa que podemos estar a reutilizar muito pouco apesar de estarmos a reciclar e a cumprir as metas. Mas não é isso que se pretende.
Pela primeira vez, os fabricantes vão ser obrigados a tornar os eletrodomésticos mais fáceis de reparar, ajudando a alcançar as metas da reutilização de REEE e a tornar a Economia mais Circular
Estas metas estão distribuídas por categorias e apontam para valores na ordem dos 80% para a categoria 1 - grandes eletrodométicos e categoria 10 - distribuidores automáticos), 55% para as categorias 2 - Pequenos eletrodomésticos e categoria 7 - brinquedos e equipamento de desporto e lazer.
É dificil reutilizar em Portugal, reparar é por vezes mais caro que comprar novo porque os eletrodomésticos parecem não estar preparados para serem recuperados. Mas a realidade terá que mudar em breve na medida em que os objetivos recentes adotados pela União Europeia vão obrigar os seus fabricantes, a partir de 2021, a tornar os seus eletrodomésticos mais fáceis de reparar e mais eficientes energeticamente, poupando dinheiro aos consumidores e reduzindo as emissões.
Ou seja, pela primeira vez, os fabricantes vão ser obrigados a tornar os eletrodomésticos mais fáceis de reparar, ajudando a alcançar as metas da reutilização de REEE e a tornar a Economia mais Circular. E aqui teremos uma ajuda porque as respostas deste inquérito vão auxiliar a planear uma realidade futura.
Esta data foi assinalada pela primeira vez em 13 de outubro de 2018, do contributo entre o Fórum WEEE (associação internacional que representa diversas entidades gestoras de resíduos elétricos) e 26 associados.

Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos abrangem uma enorme quantidade de utensílios, eletrodomésticos e aparelhos de uso corrente no nosso dia-a-dia.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial