Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Futuro das empresas nacionais passa pelos cientistas de dados

Universidade Portucalense lança Mestrado em Ciência de Dados

O Instalador15/09/2019
Os cientistas de dados vão aumentar a competitividade das empresas em Portugal, dado vivermos numa época de explosão massiva de dados e crescente capacidade computacional, defende a Universidade Portucalense (UPT).
Universidade Portucalense lança Mestrado em Ciência de Dados
Universidade Portucalense lança Mestrado em Ciência de Dados
Esta instituição de ensino superior, que acaba de criar um mestrado em Ciência de Dados, defende que estes profissionais são a ferramenta certa para ações analíticas, abordagens personalizadas, deteção de padrões relevantes, geração robusta de tendências, automatização de criação de conhecimento e organização estrutural para trazer clareza às estratégias críticas de negócio e aumentar a competitividade.
«Com conhecimentos em inteligência artificial e Big Data, os cientistas de Dados desenvolvem competências transversais, altamente valorizadas pelo mercado, com impacto no aumento do lucro das empresas e em várias áreas da sociedade», adianta Ana Rebelo, coordenadora do novo Mestrado.
A UPT diz que o maior impacto deverá centrar-se na redução de gastos para o estado, na previsão de riscos de doenças, no aumento da comunicação entre surdos e ouvintes com aplicações capazes de traduzir linguagem gestual, nos carros autónomos (com diminuição de acidentes, capacidade de transporte de pessoas com mobilidade reduzida), entre outros.

A coordenadora do Mestrado, lembra ainda que no maior website de emprego e recrutamento dos EUA, o Glassdoor, o Cientista de Dados é colocado em primeiro lugar como uma das melhores profissões de 2019, altamente procurado por empresas como a Netflix, a Google, o Facebook, a Amazon e o LinkedIn.

A Landing.Jobs, empresa de recrutamento online que apenas promove os melhores candidatos, coloca o Cientista de Dados como um profissional em ascensão com ordenados que vão desde 24k (juniores) a 46k (seniores) ao ano. Internacionalmente esse valor pode subir até 118k.

O novo mestrado da UPT

O curso tem por objetivo formar especialistas em analisar, interpretar e desenvolver software baseado em modelos matemáticos e estatísticos, escalável e eficiente.
Serão profissionais com conhecimentos robustos multidisciplinares para extrair informação de dados (estruturados e não estruturados) auxiliando as empresas na tomada de decisão contribuindo para a sua competitividade no mercado.
Saberão responder às necessidades do negócio com recurso à tecnologia e conhecimento rigoroso de metodologias e ferramentas específicas. Serão profissionais com perfis simultaneamente de engenheiros e cientistas. Terão competências de inovação, criatividade e comunicação interpessoal.

Os finalistas ocuparão cargos na indústria da saúde, administração pública, comércio eletrónico e marketing, finanças, energia, telecomunicações, media e comunicação social.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial